TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: A NOVA CARA DO ENSINO NO BRASIL, AS DEZ COMPETÊNCIAS DA BNCC

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO CONEXÃO AVP

[pic 1]

IES

Centro Universitário do Distrito Federal – Unidade Altamira, Pará

ALUNO:

Cristiano Ribeiro Caetano

MATRÍCULA:

UL20125407

CURSO:

Pedagogia

SEMESTRE:

2020.2

RESUMO ATIVIDADE COMPLENTAR

LIVE: A NOVA CARA DO ENSINO NO BRASIL, AS DEZ COMPETÊNCIAS DA BNCC

DATA DO EVENTO: 25/08/2020

De acordo com a psicopedagoga Márcia Figueiredo, a BNCC é uma Base que sustenta a educação, um texto com pontos positivos, mas que tem coisas que ainda precisam ser melhoradas; é um documento que define a aprendizagem essencial dos estudantes no Brasil inteiro. Um referencial nacional e obrigatório que tem um eixo muito importante, que é a formação integral do ser humano para uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O ponto positivo de acordo com o pensamento da palestrante é que a educação irá dar um salto. Porque atualmente estamos vivenciando um período de inclusão digital no qual há as aulas onlines, onde os alunos podem acompanhar através de seus meios de comunicação como celulares, computadores, notebooks e etc... Mas para que essa inclusão alcance o maior número de pessoas possíveis, depende do apoio de políticas públicas e leis orçamentárias, para assim equipar as escolas e dar o apoio necessário aos alunos.

A BNCC é trabalhada na formação humana, onde trabalha o ser humano em todas as dimensões, por exemplo: culturais, físicas e emocionais. Porém não é uma escola de tempo integral. E no campo, onde trabalha a vida cotidiana desde a educação infantil até a educação do ensino de nível médio.

Ela teve em 2015 e 2016, porém só foi homologada em 2017. E em 2019 já estava sendo trabalhada em algumas escolas. A BNCC é bem estruturada e organizada, para assim facilitar o seu desenvolvimento em sociedade, na escola. E se divide em competências e habilidades. As habilidades são os objetivos específicos que vão ser trabalhados e como irão ser trabalhados. Já as competências são um movimento de conhecimentos de atitudes e de valores que estão interligados dentro de toda a BNCC. As dez competências são: o conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação, cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

As competências vão indicar o que os estudantes devem aprender. Através delas os alunos são levados a interagir, assumindo assim um papel participativo com a sociedade, expressando princípios e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com