TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E SOCIEDADE- PEDAGOGIA

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1 – DIVERSIDADE E CIDADANIA COMO EXPRESSÃO DA PRÁTICA SOCIAL

  CIDADANIA é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado e que participa da vida política.

DIREITOS HUMANOS -  são os direitos fundamentais da pessoa humana e sem eles a pessoa não consegue existir ou se desenvolver na vida social.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE CIDADANIA:

ANTIGUIDADE CLÁSSICA: a cidadania se concretizava no cidadão que usufruía de direitos e deveres e tinha participação ativa nas decisões da pólis. Porém apenas uma minoria era considerado cidadão, pois eram excluídos mulheres, escravos e estrangeiros desse direito.

IDADE MÉDIA: Já na Idade Média a concepção de cidadania era de que todos os homens seriam iguais, não havendo domínio de uma classe sobre outra. Porém isto estava longe da realidade, pois só era considerado cidadão quem detinha terras e riquezas, fato ligado apenas a nobreza.

SÉCULO DAS LUZES: era cidadão somente quem tinha o direito de votar e ser votado, direito este cedido a todos que viviam na sociedade. Neste modelo de sociedade todos tinham o direito a igualdade, liberdade e propriedade privada, onde a realidade social passa a ser objeto de reflexão e questionamento

LIBERALISMO: a cidadania é tratada com base na igualdade e liberdade de todos em todas as instâncias da sociedade, onde o estado não tinha o direito de interferir em algumas esferas da vida social.

SÉCULO XX – ESTADO SOCIAL: cidadania passa a ser fator obrigatório definitivo de todos, onde decisões políticas passam a caber a todos os membros do grupo e  é o estado quem regulamenta os direitos e deveres, podendo restringi – los ou cassá – los. Nesse período surge a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

CIDADANIA NA ATUALIDADE: cidadania  na atualidade pode ser entendida como o cidadão que conhece seus direitos e deveres perante a sociedade e é capaz de executa – los. Requer também a igualdade de todos perante a lei, não apenas jurídica, mais de oportunidades em todas as instâncias. Porém nessa visão de cidadania há também os deveres aplicados a serem cumpridos e cabe ao estado garantir condições para o exercício de todos esses fatores.

EDUCAÇÃO é direito de todos previsto por lei nos Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; IV - laicidade do Estado; V - democracia na educação; VI - transversalidade, vivência e globalidade; e VII - sustentabilidade socioambiental.

AS DESIGUALDADES SOCIAIS: vem sendo um assunto cada vez mais gritante em nossa sociedade, pois as diferenças econômicas é cada vez maior.

   A população passou a ser dividida em classes, onde há uma classe superior, capaz de realizar todos os seus desejos, e uma classe inferior que muitas das vezes não possui condições nem mesmo de fazer uma refeição por dia.  pessoas de classes superiores são capazes de desprezar uns aos outros por estarem sujos e mal vestidos, porém quando se deparam com alguém que aparenta ser da mesma classe social se solidarizam e procuram ajudar. E isto acontece frequentemente em nossa sociedade, pois são muitas as pessoas que moram nas ruas, que não tem condições de possuir moradia própria que são olhadas todos os dias com este olhar de desprezo e repulsa e até mesmo sofrem violências físicas e psicológicas por pessoas que se dizem superiores a elas.  E essa desigualdade de renda permanecerá até que sejam tomadas medidas capazes de ajudar com que pessoas que vivem nas ruas passem a ter oportunidades de uma vida melhor,

UNIDADE 2 – A DIVERSIDADE COMO CONSTITUINTE DA CONDIÇÃO HUMANA

DESIGUALDADE ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL – PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E RACISMO

Apesar da extinção da ideia que o branco não tem o direito de escravizar o negro, as desigualdades ainda insistem em se fazer presente nas áreas referentes a renda e ao trabalho. A população branca ainda possui os melhores trabalhos e tem melhor renda mensal que os negros.

   Mas não é apenas nestas áreas pois podemos perceber em muitos casos um grande preconceito e um julgamento inadequado para cima dos negros. Um grande exemplo desta discriminação é  a ideia de muitas pessoas que veem  negros como ladrões e tem até mesmo medo de passar próximo a eles, os tratando de forma indiferente e desvalorizando.

   O negro ainda continua sendo vítima de discriminação, racismo, preconceito e até mesmo violência em nossa sociedade por pessoas que se julgam superiores, cabe a cada um de nós nos conscientizar e conscientizar aos outros que somos todos iguais e que possuímos os mesmos direitos e deveres, dando as mesmas oportunidades de trabalho e renda , deixando de lado esse juízo de valor que diz que temos diferenças, distinções e separações.

   Nós enquanto educadores devemos abordar essa temática em sala de aula e conscientizar os alunos desde sua infância que somos todos iguais.

 Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, preconceito, discriminação social e étnica, por parte de professores, de alunos, da equipe escolar, ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Os atuais documentos da Política Educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9.394/1996; a Lei -10.639/2003 e Lei 11.645/2008) bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que a prática pedagógica deve ser reorientada para trabalhar com as questões relacionadas à CULTURA, a LUTA e a contribuição NEGRA e INDÍGENA para a constituição da nação brasileira. Sendo assim, é amparado por lei trabalhar esses assuntos na escola e em sala de aula para que todos tomem conhecimentos do mesmo, havendo com isso menos preconceito e discriminação.

 EDUCAÇÃO NO CAMPO: É necessário que as políticas educacionais para as classes multisseriadas sejam configuradas a partir dos princípios e fundamentos da Educação do Campo, com o intuito de oferecermos dentre outros aspectos uma educação de qualidade para os povos do campo.

Os povos do campo obtiveram uma significativa conquista com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que foi a garantia da educação como um direito de todos. Com esse reconhecimento legal, inaugurou-se, posteriormente, uma nova concepção de educação que leva em conta suas demandas, que respeita seus saberes, a sua cultura, os seus valores, as especificidades e as particularidades do lugar onde eles vivem e sobrevivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com