TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO HISTÓRIA

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

AlunaSIMONE MOREIRAS

Ra 68456739

curso;Pedagogia

Periodo;5° turma A

História 1°e 2°;O ensino e a aprendizagem da história estão voltados inicialmente,para atividades em que o aluno possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as trasformações no modo de vida social,cutural e econômico de sua localidade , no presente e no passado, mediantes a leitura de diferentes obras humanas.

As crianças , desde  pequenas , recebem um grande número de informação sobre as relações interpessoais e coletivas .Entretanto, suas reflexões sustentam-se geralmente,em concepçães de censo comum.Cabe a escola interferirem suas suas concepções de mundo,para que desenvolvam uma observação atenta do seu entorno, identificando as relações socias em dimenções múltiplas e diferenciada.

No caso da 1°e2°considerando -se que as crianças  estão no inicio da alfabetização deve-se dar preferência aos trabalhos com fontes oraise econográficos e ,a partir dela, desenvolver trabalhos com a linguagem escrita.
De modo geral no trabalho com fonte documentais ;fotografia,mapas ,filmes,depoimentos,objetos de uso cotidianos,etc.

O trabalho do professor consiste em introduzir o aluno na leitura das diversa fontes de informação ,para que o aluno adquira ,pouco a pouco a autonomia intelectual.Na organização de dados históricos obtidos, cabe ao professor incentivar os alunos
a compreenderem os padrões de medida de tempo,como calendario,que permite enteder a ordenação temporal do seu cotidiano e comparar ,acontecimentos ,apartir de critérios de anterioridade ou posteridade.

Geografia1°e2°;Ensinar uma criança a ler uma imagem ,a observar uma paisagem ou ainda a ler um texto ,mesmo que a leitura nao seja realizada diretamente por eles.Cabe ao professor estimular e intermediar discussões entre o proprio aluno ,para que possam aprendera a compartilhar seus conhecimentos ,elaborar perguntas ,confrontar opiniões ,ouvir e se posicionar diante do grupo.

Desenhar é uma das maneiras de expressar caracteristicas desse segmento da escolaridade e um procedimento de registro utilizado pela propria geografia;O inicio do processo de contrução da linguagem cartográfica, por sua vez deve ser realizada  com a produção de leituras de mapas simples,e é importante que o professor trabalhe com diferentes de globos,atlas,mapas,plantas e maquetes.

O estudo das manifestações da natureza em suas multiplas formas ,presentes nas paisagens local,e o ponto de partida para uma compreensão mais amplas das relações entr sociedade natureza.

É fundamental  também que os professores conheçam quais são as idéias e os conhecimentos que seus alunos tem sobre o lugar em que vive ,sobre os outros lugares e a relação entre eles.Afinal mesmo que eles ainda nao tenham tido contato com o conhecimento geográfico de forma organizada ,os alunos sao portdores de muitas informações e idéias sobre o meio,que estão inseridos e sobre o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com