TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Livro Pedagogia e pedagogos para que?

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 8

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO PEDAGOGIA 1° SEMESTRE

Disciplina: Educação e Pedagogia / Profª Karina Conte

Nome: Natália Cristina Dias                                                                   R.A: 8025043

  • Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional.

In: LIBÂNEO, J. C.

  • Pedagogia e pedagogos, para quê?

8ªed. São Paulo, Cortez, 2005.

P. 69 até 97

  A educação engloba o ato de ensinar e aprender, desenvolver e transformar aquilo que necessário. Porém há várias formas de se caracterizar os profissionais que ocupam esta area, pois diante dos mesmos a diversidade para distinguir a situação é de um tanto siginificativo. Diferenciando entre tais enfoques: antropológico, psicológico, sociológico, econômico, biológico, histórico e pedagógico

  • Antropológico - estuda o homem mediante aquilo que necessário para vivenciação de uma vida em conjunto.
  • Psicológico - estuda a mente do homem, ajudando a entender melhor o interior, fazendo com que entrem em contato com o universo da subjetividade.
  • Sociológico - estuda os processos sociais, para desencadear uma conjuntura de características para viver em sociedade e entende-lá.
  • Econômico - estuda o processo econômico de tais, desencadeando um assunto que abrange o capitalismo dentro da educação.
  • Biológico - é o processo de sobrevivência humana.
  • Histórico - é uma linha de pesquisa, cujo momento histórico demanda.
  • Pedagógico - é a influencia para a educação, estuda o interior para o desenvolvimento.

  No entanto cada um com sua função, e seus interesses por aquilo que faz ou que necessita fazer. Cada um atua de uma maneira diferente, pois seus desenvolvimentos demanda desigualdades perante ao ensino. Por isso considera-se diferentes significados na educação, ela é uma mistura de elementos ideológicos, legais, culturais, religiosos, que demanda seu ambiente sociocultural.

  • O conceito de educação

  A educação é um ato de aprendizagem constante perante a sociedade, que busca se desenvolver a partir dela. Seus estágios, são complexos e providos de expressões, expressões estas, processo educativo, prática educativa e atividade educacional.

- Processo educativo é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, estudado pelo contexto hitórico-social, passando por processos em que o aprendiz se da para desenvolvimento.

- Prática educativa é uma parte importante para o desenvolvimento das relações sociais e das formas de organização social, desencadeando formas culturais, econômicas e politícos no processo de compreensão.

- Atividade educacional tem como objetivo proporcionar discussões abertas sobre o ser, para melhor entender o conhecimento humano.

  Educar não é somente ensinar o linguajar ou desenvolver o individuo, necessita de um conjunto de coisas para a constituição de um ser sociavel, são várias as educações que se fazem necessárias para a transformação de um ser, educação nacional, ambiental, rural, sexual, para o trânsito, e educação escolar entre outras, que abrangem caracteristícas dentre aquilo que precisa para viver em sociedade, isto é procurar siginificados para a vida sem ao menos saber o que é educação e quais os seus tipos, jamais será sociavelmente um fenômeno educativo.

  O obejtivo da educação é passar para os individuos algo que possam lhes servirem de modelos, contudo os que ja aprenderam, podem e devem passar para os proximos, isto é, passar de forma com que as crianças se assemelhem aos que observam, entendendo de uma maneira que sirvam-lhes a sociedade.

   A educação é a concepçã que de uma maneira é vista como, algo que não muda apenas se repete, reproduzindo todas suas fases idênticas; para desenvolver a sociedade, que no entanto também é a mesma, se adaptando a ela. Contudo é assim que as modalidades se fazem caracteristícas dos seres para que se fassam homens que possam conviver em sociedade adaptando-se ao decorrer do tempo.

  • Definições clássicas de educação

  Definir a educação é tão complexo quanto definir a si a mesmo. Sabendo que as variações que temos dentro da educação, é percebivel que o desenvolvimento da criança começa quando o estudo do psicológico abrange uma grande quantidade de pessoas e restringe os mesmos dentro de si mesmo, para que isso mude a educação entra dentro de seus princípios, assim pode-se dizer que a educação traz para consigo a determinação de sua vida social desde o nascimento.

  As características dos seres humanos são as biológicas, psicologicas (internas), culturais e sociopoliticos (externas); que fazem com que a vida em sociedade se iguale (viver sem muitas complicações para entender o próximo). Tem como objetivo trazer para fora aquilo que o individuo tem consigo. Para trazer a tona a adaptação do ser ao meio social.

  Por concepções espiritualistas, entendemos que é a educação de dentro para fora, o estudo da mente e seus pensamentos, para que o desenvolvimento espritual chegue de maneira passiva, passando por estruturas que se formarão por decorrentes formas de educação que abrange o crescimento do próprio desenvolvimento, para a formação de grandes ideais.

  Por concepções culturalistas, podemos dizer que a educação é uma atividade cultural que demanda a formação dos individuos, para oferece a transmissão de bens culturais, que podem desencadear transformações de espirito em outros seres. Assim o processo educativo se choca entre duas realidades, liberdade individual onde a vida vem de dentro para fora, e de fora para dentro como um vai e vem.

  Por concepções ambientalistas, é contudo as caracteristícas externas que se contraem com o mundo, para a moldação dos seres humanos,assim a constituição do ser pode evoluir e ser transformada pelo o ambiente em que se encontra, desencadeando estados diferentes um do outro que juntos se manisfestam, estados fisícos e intelectuais.

  Por concepções interacionistas,  podemos entender que há uma relacão entre o biológico e o psicológico do ser humano, onde eles se juntam para que entendam a forma de vivenciar a interação com o ambiente, apenas com a implicação do ser com o meio e o sujeito. Porém o desenvolvimento tem como base a aprendizagem com o meio como se fossem uma relação constantemente relacionados a fatores externos e internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com