TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para ensaio final

Artigo: Recomendações para ensaio final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Artigo  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Parte-se da premissa de que um rascunho sobre o assunto já tenha sito feito. E que nesse processo será feita somente a revisão do trabalho já produzido para que assim seja organizada e concluída. Na explicação do tema, propôs-se abordar os aspectos gráficos e técnicos estruturais, mostrando quais as regras a serem seguidas para a composição de uma redação final.

Sobre sua estrutura é importante que siga a seguintes orientações: Capa, folha de rosto, folha para a banca examinadora assinar, dedicatória (opcional), agradecimentos, sumário, introdução, desenvolvimento do texto em capítulos, conclusão, apêndice, referencias bibliográficas e 3ª e 4ª capas.

A encadernação serve para facilitar o manuseio e a conservação das laudas da redação, sendo de escolha do estudante a preferencia por brochura ou encadernação em espiral. A encadernação deve ter lombada impressa com o nome do autor, o titulo do trabalho, o nome da instituição de ensino e o ano, todos com determinadas orientações. Sendo:

a) O sobrenome em horizontal, na parte de cima;

b) O titulo da obra na vertical no meio;

c) O nome da instituição de ensino, abreviado e o ano em horizontal, abaixo.

A capa do trabalho deve possuir no alto o nome do estudante na ordem natural, no centro o titulo do trabalho com o corpo maior que o do nome, abaixo do titulo, com corpo igual ao do nome, à indicação do curso cujo grau é pretendido, todos em letras maiúsculas. Devendo ser colocado ainda embaixo o nome da instituição de ensino, local e ano, com o mesmo corpo do nome.

Logo em seguida temos a folha de rosto com as mesmas orientações que a capa, com uma única exceção, entre o titulo e o local e ano, a direita da folha deve conter a natureza do trabalho, sua função acadêmica e o nome da instituição de ensino, sempre acompanhado da expressão “exigência parcial”, e o nome do professor orientador. Essa folha é reservada para a banca examinadora, contendo apenas do lado direito, espaços para os membros assinarem. Dando continuidade a etapa tem os agradecimentos e dedicatórias, que devem ser feitos a pessoas que colaborarão na elaboração do seu projeto.

O sumario deve ser elaborado com o objetivo de facilitar a consulta. Nele deve ser usada letra menor que o restante do corpo da redação. Na entrada dos capítulos, itens, subitens seus números e títulos, devem dar-se da seguinte forma:

 Numero e titulo do capitulo;

 Abaixo da primeira letra do titulo do capitulo, coloca-se o numero e titulo do item;

 Abaixo da primeira letra do titulo do item, coloca-se o numero e titulo de subitem, fazendo-se o mesmo com nova subdivisão.

As orientações sobre margens e espaçamentos são de extrema importância para uma boa visualização do trabalho, sendo definidas pelas normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Empregam-se notas de rodapé para a inclusão de textos e explicações de importância não essencial para a compreensão do texto principal, remissões a outras partes do trabalho (referências cruzadas), advertências, bem como para indicações bibliográficas, transcrições e ideias contidas em outros trabalhos. A apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com