TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação Lúdico Pedagógico

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Recreação Lúdico pedagógico

Os jogos Lúdicos por propiciar ótimos benefícios ao corpo e a mente da criança, ajuda a desenvolver o nível intelectual de memorização, atenção e observação, a educação lúdica permite à criança ver o mundo de uma forma criativa, onde ela se desenvolver de uma forma diferente, aprendendo brincando, assim se tornando algo atrativo e também tendo menos desgaste físico e psicológico na criança.

O Lúdico não só diverte a criança como também a faz de se desenvolver de diversas formas, tanto intelectual, criativa, física, cria seu espaço e faz notar até mesmo as individualidades humanas,

Em pleno século XXI, encontram-se diferentes formas de brincar, devido aos grandes espaços geográficos culturais que fazem do brincar uma estratégia capaz de desenvolver métodos de aprendizagem, promover diferentes tipos de conhecimentos com Aspectos culturais, além de incorporar cada vez mais a brincadeira no planejamento didático. Essas brincadeiras estão presentes nas vidas das crianças, devido ao poder de imaginação e criação que cada criança possui.

De acordo com Almeida (2011, p. 38) [...] “o trabalho docente na construção do conhecimento pedagógico não se deve ignorar as dimensões profissionais e pessoais do mesmo”. Portanto, a formação profissional também é muito importante para desenvolver o lúdico. Uma pesquisa realizada no período diurno no CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Pérola – PR, pela acadêmica Messiane Ferreira Arrabal, do curso de pedagogia – UNIPAR revela que de cada 10 professores entrevistados, 2 não tiveram formação superior em Educação Infantil.

O lúdico tem sido usado cada vez mais pelos educadores visando o bom desenvolvimento da criança, de forma ordenada pois não é por ser uma forma descontraída que pode ser descontrolada, os professores tem se adaptado cada vez mais a maneiras e atividades que tragam resultados pois o lúdico sendo bem usado traz benefícios ao desenvolvimento pessoal e coletivo, físico e mental.

Podemos assim finalizar dizendo que por meio do brinquedo e de suas brincadeiras, a criança se transporta para um mundo de vivências imaginárias, ao dar vida às suas fantasias, consegue interagir e conectar-se com sua verdadeira essência conseguindo expressar-se e ao mesmo tempo comunicar-se com o mundo externo.

Referencia:

http://digital.unisa.br/mod/assign/view.php?id=243746            Acessado:07/11/2018

ARRABA, M. F.; FONSECA, J. S. da; LIMA, J. F. de; SILVA, K. C. da; SIMÕES, V. A. P. Jogos e brincadeiras: um espaço para o lúdico na educação infantil. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 259-271, jul./dez. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com