TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA em comparação com o documentário "Pro dia nascer feliz"

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROF.: LUCIANO DE SOUSA

ALUNA: MÁRCIA ALMEIDA SALUSTIANO

Reflexão do texto: A escola “faz” as juventudes. Relacionando com o filme: “Pro dia nascer feliz”.

A relação do texto com o filme trata da situação dos jovens acerca da vivência na escola, que para eles se mostra distante dos seus interesses, como se fosse uma obrigação, de forma que chama para necessidade de uma reflexão acerca da condição juvenil, que é a maneira de ser de cada jovem, suas características e práticas sociais, sua diversidade.

Mostra que a juventude que frequenta a escola pública é formada por jovens pobres, que vivem em periferias, em um contexto de desigualdade social, tendo em vista, algumas vezes a busca pelo diploma para empregabilidade, que delimitam esses jovens a trabalhos precários. Mesmo esses jovens vivendo nesse contexto social, não se pode esquecer que eles são também movidos por sonhos, desejos, sentimentos, e a maneira como eles buscam para expressar seu posicionamento diante de si mesmo, da sociedade, é utilizando a dança, a música, como seus mediadores.

Para estes jovens o ambiente escolar se torna um espaço onde existe a tensão de ser jovem e ao mesmo tempo de ser aluno, pensando dessa forma, independente da realidade dos alunos de classe social mais elevada, eles também passam por essas mesmas tensões, pois é no espaço escolar que ocorre as relações cotidianas entre os sujeitos envolvidos, que são os alunos, professores, funcionários, pais, que inclui tanto aliança, como também, existe a imposição de regras e normas que buscam unificar e delimitar a ação dos alunos. E os jovens levam para o cotidiano escolar suas experiências sociais, sendo assim, a escola é como um processo permanente de construção social.

A escola contribui em parte na vivência juvenil, pois o cotidiano é marcado por essa tensão nessa tarefa de se constituí como aluno. Ele vivencia essa tensão na forma como se constrói como aluno, que intervêm fatores externos, o seu lugar social, realidade familiar, espaço onde vive, e os fatores internos, referente a escola, como a infraestrutura da escola, o PPP, sendo essa dupla condição de ser jovem e ser aluno, sendo que muitas vezes, se torna difícil de ser articulada.


Reflexão

Textos: Reflexões acerca da organização Curricular (Inês Barbosa) e, Para uma Crítica da Razão Psicométrica.

O texto de Inês mostra o trabalho de alfabetização, fundados nos métodos e objetivos que buscavam adequar o trabalho a especificidade dos alunos da Eja, segundo Freire e Moacir, que apresentou uma proposta que traria mudança no currículo. Para alfabetizar adultos requeria o desenvolvimento de um trabalho diferente daquele destinado as crianças nas escolas regulares.

A proposta era inserir no currículo da Eja propostas e práticas que sejam adequadas para escolarização daqueles que não tiveram acesso ao ensino regular, trazendo para sala de aula o diálogo de experiências vividas pelos educandos, conteúdos escolares adaptados as suas necessidades reais, de acordo com sua situação social, econômica e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com