TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA proposta curriculares

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 e 2

Proposta curricular da EJA-  Língua Portuguesa, Matemática, Estudos da Natureza e da Sociedade

Introdução
Em primeiro lugar, faremos uma prévia das características do público almejamos atingir com estas possibilidades. Destacamos que a maioria dos alunos inseridos na modalidade EJA fazem parte de uma população que não teve acesso a escolaridade no tempo “certo”, mas que está em busca de recuperar parte de seus conhecimentos.

Os motivos que levam os jovens e adultos à escola são vários, conseguir um emprego melhor a vontade de ampliar o conhecimento melhorar sua expressão e ser independente

PRINCIPAIS DIRETRIZES CURRÍCULARES PARA E.J.A.

Quanto ao disciplinamento legal que a Educação de Jovens e Adultos recebe na LDB, vale destacar

: Art. 37 A Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria.

 § 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

 § 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

 § 3º A Educação de Jovens e Adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento (parágrafo incluído pela Lei nº 11.741, de 16/7/2008)

. Art. 38 Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

 § 1º – Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: 348 I – no nível de conclusão do Ensino Fundamental, para maiores de quinze anos; II – no nível de conclusão do Ensino Médio, para os maiores de dezoito anos.

§ 2º – Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

MATEMÁTICA

Considerando a proposta de criar possibilidades de ministrar conteúdo da disciplina de Matemática, fazendo com que a experiência dos alunos do EJA possa contar com a criação de um currículo flexivo para a demanda da comunidade.

Quando pensamos numa proposta para o ensino da matemática no EJA, devemos levar em consideração que a grande parcela dos incluídos nesta modalidade possuem idade avançada, ou são pessoas que passam o dia inteiro em seus trabalhos, chegando, a maioria das vezes, esgotados na sala de aula.

Esta vertente nos faz refletir uma proposta curricular diferenciando o EJA da modalidade de ensino regular, pois a sociedade inserida no primeiro segmento é totalmente diferenciada do segundo e como temos que criar currículos nos quais os alunos possam estar inseridos e que sejam participantes, surge à necessidade de repensarmos novas propostas voltadas as demandas dos alunos do EJA. 

Quando pensamos na construção de uma proposta pedagógica voltada para o ensino da matemática, devemos levar em conta vários aspectos, o contexto e o conhecimento que os alunos já trazem consigo.

É fato de que a matemática está presente, a todo tempo, em nosso meio e circula em nossa sociedade desde as décadas passadas, onde os homens faziam seu uso mesmo sem adquiri conhecimentos científicos.

OBJETIVOS DA ÁREA DE MATEMÁTICA.

Que o educando seja capaz de:

- Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo.

- Reconhecendo e Apreciando o caráter de jogo intelectual da Matemática, como estímulo à resolução de problemas.

- Comunicar-se identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos em situações diversas relacionadas à vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de resolução de problemas, individual e coletivamente.

- Vivenciar processos de resolução de problemas que comportem a compreensão de enunciados, proposição e execução de um plano de solução, a verificação e comunicação da solução.

- Utilizar procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito (técnicas operatórias), selecionando as formas mais adequadas para realizar o cálculo em função do contexto, dos números e das operações envolvidas.

- Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados e utilizá-las na verificação de resultados de operações numéricas.

Medir, interpretar e expressar o resultado utilizando a medida e a escala adequada de acordo com a natureza e a ordem das grandezas envolvidas.

- Aperfeiçoar a compreensão do espaço, identificando, representando e classificando formas geométricas, observando seus elementos, suas propriedades e suas relações.

- Coletar apresentar e analisar dados, construindo e interpretando tabelas e gráficos.

Diretrizes dos conteúdos EJA.

Matemática

Números naturais

Sistema decimal

Números racionais, representação decimal

Números racionais, representações fracionárias

Adição e subtração com números naturais

Adição e subtração com os números racionais de forma decimal

Multiplicação e divisão com os números naturais

Medidas _conceito _sistema monetário brasileiro _tempo _ temperatura comprimento _capacidade _massa _superfície

Espaço, dimensão, posição, direção e sentido

Formas bi e tridimensionais, figuras planas e sólidos geométricos.

Língua portuguesa

Vivendo numa sociedade letrada, mesmo os jovens e adultos que nunca passaram pela escola têm conhecimentos sobre a escrita. Muitos conhecem algumas letras e sabem assinar seu nome. Todos já se defrontaram com a necessidade de identificar placas escritas, preencher formulários, lidar com receitas médicas ou encontrar o preço de mercadorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com