TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registro de Atividade Acadêmico

Por:   •  21/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Isabela Ribeiro Amaro

ATIVIDADE DE REGISTRO DESCRITIVO

Vídeo - Atividade Profa: Alfabetização por nome próprio

Classe:  Educação Infantil ( 1º ano)

Data: 22/09/2017

Atividade: A construção da escrita pelo nome próprio.

Cena a Registrar: Ditado de palavras e escrita, com base em nomes próprios e nomes de brincadeiras.

Na primeira abordagem, observamos que é de suma importância aprender a desenvolver a escrita, ultilizando o próprio nome, pois o nome possui um registro, uma marca pessoal, onde a criança constrói sua indentidade.

Entramos assim, para os primeiros passos na consrução da escrita, onde a professora coloca para um aluno, uma folha e uma caneta e pede para que escreva seu nome completo, em seguida pede para que coloque lista dos nomes com brincadeiras. O aluno então, escreve seu nome, e seu segundo nome, a professora pede então para ele fazer a leitura do que escreveu, e ele então lê seu nome completo.

Na segunda palavra (pega-pega) e na terceira (esconde-esconde) ele acaba escrevendo algumas letras que são assimiladas com seu proprio nome. A criança começa a escrever as palavras com base no proprio nome, pelo fato do nome ser importante e ser uma fonte de informação sob a escrita. O contato da criança com relação ao nome de seus colegas é de suma importancia devido a funcionalidade da organização das palavras, e do conhecimento que ela vai adquirindo com a junção de outras letras, formando outras palavras que a criança conhece. Eles começam a perceber que, alguns nomes se escrevem com muitas letras, e outros com poucas, so que em posições diferentes.

Classe:  Educação Infantil ( 1º ano)

Data: 22/09/2017

Atividade: Roda de leitura com base nos nomes dos alunos em sala de aula.

Cena a Registrar: Interação dos alunos com a professora, lendo e formando nomes próprios.

Uma professora propõe uma atividade em que, os alunos possam adivinhar qual nome esta escrito nas fichas (fez varias fichas com os nomes dos alunos) e propôs a leitura de cada nome, trocando informações uns com os outros para ajudar os alunos que sabem mais a ajudar quem sabe menos. A professora, mostrando a última letra do nome (na qual a letra era "A", as crianças ja assimilaram com nome "Aninha".

Um aluno respondendo a pergunta da professora, comentou que o nome era Aninha, pois, terminava com "N". As crianças respondendo a pergunta da professora e ao mesmo tempo, corrigindo o colega, falavam que terminava com a letra "A", elas já estavam assimilando que não só tinha o nome ''Aninha'', que terminava com a letra "A", começaram a falar os nomes que acabavam com essa letra.

Observavam também que para conseguir descobrir o nome, precisavam adivinhar a primeira letra e assim sucessivamente. Esses exercícios fazem com que os alunos, troquem informações com os colegas, ajudando na percepção das letras em toda sua formação. No final, alguns alunos acharam que o nome era "Marisa" pois aparece o "M" como primeira letra e em seguida, a última letra, "A"  na ficha. Quando a professora abre as outras letras, mostrando o nome ''MARIA'' e pergunta se ainda pode ser o nome ''Marisa'', um aluno responde que não, pois ia formar o nome "Mariasa".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com