TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Dinâmica da Escola

Por:   •  6/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Arcos[pic 1]

CURSO  PEDAGOGIA   6º PERÍODO-2017

DISCIPLIMA- ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Dinâmica da Escola

A Escola Municipal Laura Andrade instituída pela lei de criação nº 716 de 16/08/1971, Portaria 379/78 SEE, situada na região de São Domingos dos Carneiros, zona rural de Arcos, teve como objetivo primordial na sua fundação atender aos filhos dos moradores do povoado.

Sem prédio próprio, a Escola funcionou inicialmente em prédio cedido pela comunidade. Entre 1973 a 1976, na administração de Olívio Guimarães de Faria, a pedagoga Sônia Maria Gontijo Torres que deu início a construção de vários prédios escolares nas comunidades rurais, entre eles o da Escola Municipal Laura Andrade, em terreno doado pelo senhor Messias Ferreira Gomes.

A escola hoje funciona com a Educação Infantil e Ensino Fundamental completo, a escola é rede pública, com dois turnos matutino e vespertino, conta atualmente em sua rede física com: 01 diretoria, 01 sala de professores, 01 biblioteca, 09 salas de aula, 01 sala de vídeo, 03 banheiros, 01 consultório dentário, 01 cantina, 01 despensa, 01 cozinha, 01 quadra de esportes coberta com vestiários, 02 banheiros, 01 sala de computação, 01 pátio descoberto e rampa de acesso.  Na grade de funcionários a escola dispõe de: 01 diretora, 01 vice-diretora, 01 coordenadora, 01 pedagoga, 01 secretária, 06 professoras, 02 cozinheiras, 01 zelador, 02 faxineiras e 02 eventuais. No ano de 2017 a escola tem 44 anos matriculados e frequentes na instituição. Todas as dependências são muito bem utilizadas pelos funcionários, em especial pelos professores que buscam sempre dar aulas dinâmicas e divertidas, para manter seus alunos interessados e com desejo de aprender contínuo.

        Toda escola tem objetivos para alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O Projeto Político Pedagógico vem para concretizar e basear as metas e projetos. Seu nome diz muito sobre sua função, é projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, é político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir, é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

O Regimento Escolar é um conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Nele consta artigos sobre

  • Educação Básica
  • Objetivos da Escola
  • Diretoria
  • Projeto Político Pedagógico
  • Currículo Escolar
  • Documentos Escolares

O calendário escolar é de extrema importância, pois ele é um elemento constitutivo da organização do currículo escolar. É ele que mostra a quantidade de horas que os professores de cada matéria terão para usar em sala de aula, as avaliações, cursos, os feriados, as férias, períodos em que o ano se divide, os dias letivos, e as atividades pedagógicas. O professor também necessita de tempo para conhecer melhor seus alunos, exercer sua formação continuada dentro do ambiente escolar, participar de cursos e palestras de formação continuada, preparar suas aulas, diários, avaliações, atividades didáticas e acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico em ação. O calendário escolar do ano de 2017 conta com 200 dias letivos o planejamento do calendário esta em anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com