TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Pesquisa UECE

Por:   •  26/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CURSO DE PEDAGOGIA - NOTURNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PROFESSORA: TÂNIA SERRA AZUL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUNO ARAÚJO DA SILVA

FORTALEZA – 2019

Fiz estágio supervisionado no Centro de Educação Infantil Augusto Pontes durante três meses aproximadamente. Fiquei com uma turma do Infantil IV. No primeiro dia de estágio, na condição de observador e auxiliar, fui muito bem recepcionado pela coordenadora da instituição. Ela me falou sobre os horários e a rotinas das aulas, bem como me apresentou às professoras que trabalham lá.

A escola em si é muito bonita, espaçosa e decorada. Ela possui uma estrutura nova e moderna. O ambiente dela me encantou demais, até mais que as outras escolas, que fiz estágio remunerado em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Percebi que o elemento estético é bastante valorizado em praticamente todos os locais da escola, desde a divisão dos cômodos até os enfeites encontrados nas salas de aula. Além disso, os espaços são bem limpos.

Com relação à acessibilidade, há um banheiro infantil e dois adultos adaptados para pessoas com deficiência. Também há na entrada da escola uma rampa de acesso para cadeirantes.

As salas de aula possuem espaço amplo (o suficiente para as crianças realizarem as atividades propostas pela professora e poderem brincar). Já a sala dos professores é um pouco pequena, tendo uma mesa diminuta. Esse tamanho dificulta bastante para que haja a presença de várias professoras planejando ao mesmo tempo. Há ainda uma pequena sala de gestão, que é utilizada apenas para a acomodação da coordenadora pedagógica.

O parque infantil é muito pequeno, o que permite apenas uma parcela pequena de crianças brincar ao mesmo tempo. Neste espaço só há um aparelho, que é um pouco inseguro para as mesmas, pois ele tem umas cordas onde as crianças têm de colocar os pés para poder subir, mas se elas não tiverem muita destreza, podem acabar ficando presas. Não há nenhuma cobertura nesse parque. No período da tarde, as crianças ficam expostas a um calor de alta temperatura, podendo afetar até mesmo a saúde delas. Também, há uma casinha grande no pátio da escola, para servir de diversão para os educandos, embora eu já tenha presenciado crianças que ficaram em cima desse artefato, o que poderia ocorrer uma tragédia. No pátio da escola há área verde, mas em pouca quantidade. Creio que poderia haver arborização nesse espaço.

A escola não possui quadra poliesportiva. Por conta disso, penso nas consequências para os alunos de não terem um espaço a mais para desenvolverem sua motricidade.

A escola tem refeitório bastante amplo, possibilitando à acomodação ao mesmo tempo de todas as crianças que estudam lá.

Embora eu tenha encontrado diversos pontos positivos nessa instituição no quesito de estrutura, algo que me incomodou bastante foi o excesso de calor, principalmente dentro da sala de aula.

Os horário de entrada na escola é das 13h:00 às 13h:15, e o de saída é 17h:00, mas geralmente os pais aparecem 10 minutos antes do término da aula para trazer seus filhos. Das 13h:15 às 13h:35 é o momento da roda de conversa, quando a professora trabalha com os alunos a oralidade e a interação social entre eles. Das 13h:40 às 14h:05 são as experiências diversificadas, momento para a professora desenvolver atividades pedagógicas que trabalhem o desenvolvimento pleno do educando, nos âmbitos social, emocional, motor e cognitivo. Das 14h:10 às 14h:25 é o momento do lanche. Neste tempo, as professoras conduzem as crianças ao refeitório, onde há duas cozinheiras que deixam os lanches no balcão, após é a professora quem pega os lanches e os leva às crianças.

No horário das 14h:55 às 15h:15 é o invervalo das professoras e o recreio dos alunos. Durante esse período há apenas uma pessoa, o vigia, que monitora as crianças. Das 15h:20 às 16h:25 a docente realiza outras experiências diversificadas com os educandos. E por fim, às 16h:30 é o momento da refeição. Depois os alunos voltam para a sala e se preparam para o términdo da aula, que ocorre entre 16h:50 às 17h:00.

Essa rotina oficial da escola que me foi passado pela coordenadora não foi cumprida precisamente, na maioria das regências, pela minha professora supervisora, a qual ora levava as crianças para lanchar mais cedo, ora desenvolvia práticas pedagógicas com duração menor ao que estava estabelecido oficialmente na rotina da escola, deixando os alunos ociosos. Estes aproveitavam esse tempo para brincar.

Com relação aos membros do corpo escolar, além das professoras, há uma coordenadora, duas secretárias, duas cozinheiras e um vigia. Depois dos alunos acomodarem-se em suas respectivas salas de aula, vem uma secretária contar a quantidade de alunos que vieram e saber os nomes dos educandos que faltaram.

Há só uma educadora por sala nas turmas do Infantil IV. O que compreendo como um empecilho para haver um atendimento de qualidade a todos os educandos, principalmente àqueles que são especiais, os quais necessitam de atenção dobrada.

Pelo pouquíssimo tempo de presença na escola, percebi algumas professoras dialogarem entre si no horário do intervalo. Ademais, observei algumas outras educadoras se ajudarem nos momentos das aulas. Por exemplo, houve um dia em que uma professora sugeriu à outra colega para que as duas turmas do infatil IV ficassem na mesma sala, com o intuito dos alunos assistirem a uma série de desenhos educacionais. Esse contato foi bastante amistoso entre ambas as professoras. Isso mostra que há um clima de cooperação entre alguns professores da instituição. Não posso falar das outras educadoras, pois não tive contato com as mesmas, pelo fato de eu frequentar apenas uma turma do Infantil IV e ir à escola apenas uma vez por semana, em apenas um turno.

Percebi também que nem todas as crianças usam fardamento completo da escola. Algumas usam o calção escolar e camisa não escolar; outras usam camisa escolar e calção não escolar; e outras usam o fardamento completo.

Notei que algumas crianças têm hábitos higiênicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com