TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio do filme de monalisa

Por:   •  15/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 2

SORRISO DE MONALISA

O filme “Sorriso de Monalisa” , tem este título para justificar que, ela está sorrindo mas não está feliz. A professora Watson se refere a todas as mulheres que estariam vivendo em um mundo machista, cheio de regras, assim, elas mascaravam sua dor e submissão através de falsos sorrisos, ou melhor, sorrindo mas não com o coração.

Este filme é uma referência a famosa pintura de Leonardo Da Vinci, e retrata o início da década de 1950, conta a história de uma professora que enfrenta uma escola feminina e tradicionalista. No filme a professora tenta abrir a mente de suas alunas, para um pensamento liberal e ao mesmo tempo enfrentando todas as dificuldades impostas pela administração da escola e também das próprias alunas.

O método de ensino utilizado pela professora era slides e visitas às exposições de arte onde as alunas obtiveram mais detalhes do que era dado na apostila fornecida pela escola. Este método, despertou o interesse e a curiosidade das alunas, assim provocaram questionamentos sobre as normas que eram impostas pelo colégio, tanto aquelas que indicavam como deviam seguir depois que terminassem a graduação, como aquelas que diziam como se comportarem dentro da instituição. Método educacional liberal e inovador, que fez com que as alunas abrissem os horizontes que eram limitados pela forma que eram educadas.

Esta escola retratada pelo filme, prezava por um perfil de professor retrógada, com mente limitada e seguidor de normas. A professora Watson veio para revolucionar e mudar o conceito de ensinar e, com muita criatividade mudar o pensamento de suas alunas e mostrar para elas a realidade. Mostrou que a arte não era apenas o que se encontrava nas apostilas, mas sim algo mais, ou seja, o que estava ao nosso redor, mostrando que se deve ver além das imagens da vida, da realidade conseguindo assim fazer que algumas alunas pensassem independente, mudando de atitudes tanto sobre a vida afetiva quanto profissional.

É muito importante entendermos a importância da arte na educação para o desenvolvimento do indivíduo, da formação do seu senso crítico e afetivo. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscarem dentro de si algo novo e criativo; a imagem que nos é passada é a de apreciação das grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora. Para que isso ocorra, podemos como professores fazer o uso das linguagens artísticas, teatro, dança, música e artes visuais, que são carregas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica.

Podemos concluir que, nosso olhar de pedagogo deve ir “Além da tinta”,ou seja, olhar as potencialidades das pessoas, dando oportunidade de se expressarem, expondo seus sentimentos e sua criatividade. Todos devem ser respeitados em suas limitações e também motivados a se desenvolverem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com