TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Filme Monalisa

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Do Filme Monalisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

UNIUBE

PEDAGOGIA

TURMA 26 – 3ª ETAPA

ALUNA: Ana Elena dos Santos baiense

RESENHA BASEADA NO FILME “O SORRISO DE MONALISA”

O sorriso de Monalisa é um filme do ano de 2003, produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. O título é uma referência à Mona Lisa, uma pintura famosa de Leonardo da Vinci e remonta a uma época tradicionalíssima nos Estados Unidos nos anos 50.

O filme narra a história de uma professora de artes Katherine Watson, formada na Universidade Berkely, na Califórnia. Depois de muito esforço, consegue uma cadeira de História da Arte no Wellesley College, um educandário feminino, onde as mais belas mulheres jovens dos Estados Unidos são educadas para se transformarem em inteligentes esposas e mães responsáveis.

No filme, a professora tenta orientar suas alunas para um pensamento liberal e com isso precisa enfrentar a conservadora administração da escola bem como as próprias alunas. Katherine, em sua primeira aula, fica surpresa com o conhecimento já adquiridos pelas jovens. Então a professora busca uma nova abordagem introduzindo as alunas à arte moderna, usando slides para apresentar as famosas obras bem como artes mais simples. A professora introduz assim uma nova concepção do que seria a arte moderna.

A professora aos poucos vai introduzindo uma nova visão de vida para as alunas. Usa todos os meios para ajudar aquelas jovens a entenderem que elas não precisam ficar em casa pelo resto da vida. Conscientiza que podem fazer uma faculdade, trabalhar e ao mesmo tempo ter uma família. Mas essas novas concepções cativam algumas alunas e enfurecem outras.

Katherine, como formadora de opinião, ensina suas alunas a não apenas reproduzirem o conhecimento, mas a tornarem-se produtoras do mesmo, através da busca de releituras de obras de arte e das regras da vida. Recebeu uma cômoda oferta para adequar-se ao sistema e passivamente perpetuar o tradicionalismo vivido nos anos cinqüenta, mas manteve sua visão educacional liberal e inovadora.

Percebemos que a situação vivida pela professora Katherine naquela época em que procurou utilizar outros métodos de ensino-aprendizagem para contribuir na formação de opinião tendo que em alguns momentos enfrentar também formadores de opinião, é a mesma situação ainda vivida por muitos profissionais da área de educação.

Muitos estão preocupados em formarem técnicos e não formadores de opinião, pois é mais cômodo e exige menos aprofundamento em conteúdos. Para nós, futuros profissionais da área de Pedagogia, não podemos mais permitir esta situação, pois temos vários instrumentos disponíveis para nos aprofundar e crescer como profissionais construtores de informação e opinião.

Assim sendo, o educador no uso de suas capacidades não deve deixar de contribuir no sentido de preparar o indivíduo para que este compreenda sua capacidade e valor dentro do processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com