TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Educação Infantil

Por:   •  26/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR S1UPERVISIONADO

  1. Dados do (a) aluno (a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Dalila Cristiane Nascimento Estevam

RGM

18586384

Curso

Pedagogia (Licenciatura)

Instituição

Unifran- Universidade de Franca

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil proporciona uma riquíssima experiência para o estudante de Pedagogia tanto para indagações teóricas quanto para vivenciar na prática os conteúdos abordados no decorrer do curso.  

Possibilita que o estudante através do estágio reflita sobre a práxis utilizada pela instituição assim como a metodologia empregada pelos docentes da mesma contribuindo assim para a formação de um futuro educador reflexivo.

O Estágio e a Prática de Ensino convergem para os saberes, histórias de vida e experiências, tanto individuais quanto coletivas.

                             

                                     (PINTO E FONTANA,2002)

  1. Caracterização da Escola

 O estágio foi integralmente realizado na Escola Municipal Dr. Paiva de Oliveira, que fica localizada na Av. Rio Verde, 4150, no Distrito Pocinhos do Rio Verde, pertencente a rede pública da cidade de Caldas MG.

A instituição conta com o apoio de 31 funcionários incluindo os serviçais e o corpo docente, dividindo se em dois turnos, matutino e vespertino.

Embora o prédio seja antigo, as instalações são conservadas, com amplo espaço externo, o que possibilita riquíssimas atividades extra classe. A escola conta com uma quadra coberta, um parquinho e uma brinquedoteca, além de sete salas de aula, refeitório, secretaria, sala de reforço e demais dependências como banheiros e cozinha.

Recentemente foram construídas rampas de acesso aos cadeirantes o que facilitou muito para os mesmos.

O pátio da escola é envolto de árvores e gramas permitindo maior contato com a natureza e animais como macaquinhos que sempre são observados pelos alunos.

  1. Perfil dos professores

Acompanhei duas professoras nesse estágio totalizando 52h23min:

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Madalena

Pré de 4

Pedagogia

29 anos

5 anos

Margarete

Pré de 5

Pedagogia

em estudo

15 anos

9 anos

  1. A prática pedagógica do (s) professor (es)

Foi observado durante o estágio muito carinho e compromisso por parte das docentes com seus alunos, porem com uma certa resistência ao novo e ainda com uma tendência tradicionalista.

Foram realizados diversos trabalhos interessantes como pintura, colagem, teatro e dança, assim como brincadeiras e culinárias.

Nas rodinhas de conversa as crianças trazem interessantes indagações sobre o mundo e também nessas rodinhas é trabalhado o respeito ao próximo e a importância de se obedecer regras.

   O conteúdo é trabalhado quase sempre de forma lúdica e as brincadeiras são direcionadas ao aprendizado. As aulas de Educação Física são riquíssimas e trabalham o psicomotor da criança através de circuitos variados.

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

O estágio de observação me permitiu perceber o quão complexo é a teoria em relação a pratica escolar, pois a formação de muitos professores fica estagnada e o mesmo se vê perdido e sem o devido apoio pedagógico de seu supervisor.  

Embora haja esse paradigma, muitas atividades chamaram minha atenção mas em especial a Rotina Lúdica que foi escolhida por mim como Tema pela importância daquele momento para a criança. Elas participam com entusiasmo da contagem dos alunos e da escolha dos ajudantes da turma, assim como das escolhas das músicas que serão cantadas naquele dia que são feitas pelos ajudantes, assim todos escolherão as músicas quando forem ajudantes tornando a rotina democrática e educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com