TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Educação Infantil

Por:   •  10/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia-EAD

Estágio Curricular Supervisionado em

 Educação Infantil

2017/ 3º Semestre

Introdução

O Estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com profissionais da modalidade, que em questão é a Educação Infantil.

Foi realizado no período de 28/08 a 26/09 com uma carga horária de 100 horas no seu total, sendo subdivido em:

  • 38 horas de Observação;
  • 39 horas de Participação em Atividades Pedagógicas;
  • 23 horas em Regência Escolar.

No Estágio, podemos destacar como um dos objetivos gerais, há possibilidade da compreensão da rotina, do planejamento, e da realização de projetos. Assim como Krug(2008 apud Cardozo: Pinto,2010) pensa-se que o estágio é um momento onde realmente colocamos em prática aquilo que estudamos ao longo de nossa formação. Há o aprendizado sobre como interagir e se relacionar profissionalmente com os outros educadores, principalmente com as crianças.

Algumas das funções do relatório, como segundo Guerra (1999, p.4)” O Estágio não deverá se prender aos limites de uma sala de aula, e sim que a escola como um todo deve se tornar um espaço para a prática.

No período da realização do Estágio, participei das rotinas e atividades da escola no Maternal (crianças com idades de 2 a 3 anos). Quanto a escola, é um local amplo, salas ventiladas e iluminadas, com mesas e cadeiras adequadas ao tamanho das crianças, possui biblioteca, um pátio ,parque , banheiros, refeitório amplo, todas as áreas organizadas.  

Ao longo do relatório será abordado: quanto a importância da formação do professor no Estágio , e que através dele , é que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia ( Pimenta e Lima, 2004), tornando-se imprescindível para estar apto a exercer sua função como educador.

As observações durante o estágio , é que as aulas foram dinâmicas e interativas, onde as atividades propostas pela professora , permitiram que as crianças tivessem livre arbítrio , para criar , inventar , errar , e reaprender. Diante das observações e confirmada pela professora, a escola utiliza proposta constituída , onde o aluno é valorizado como ser capaz de participar ativamente do seu próprio aprendizado e os professores estão sempre participando de capacitações dentro da proposta construtivista.

Caracterização da Escola

  • A realização do Estágio, foi na Escola CMEI Centro Municipal de Educação Infantil ,situado na rua dos Xavantes , esq. com à Rua dos Tamoios , quadra 07 , lote 01 , Vila Clemente, em Goiânia, situada na região Noroeste, Goiás.
  • Principais setores atendidos : Vila Clemente , Setor progresso , Setor gentil Meireles, Residencial Hugo de Morais ,Setor Servene e Setor Maria Dilce.
  • Pertence à rede de ensino Municipal.
  • O nível de atendimento escolar , é a Educação Infantil ( 06 meses a 5 anos de idade e 2 meses).
  • A capacidade de atendimento é 90 crianças em 05 agrupamentos ( A,B,C D, e EF ).
  • O horário da escola funciona das 06:30 às 17:30 horas.
  • Está vinculada à diretora : Etelvina Francisca da Silva.

Perfil do professor

O Estágio foi realizado com o acompanhamento de duas professoras:

Professor(a)

Formação

Tempo de formação

Tempo de trabalho nesta escola

Vera Lúcia Soares

Licenciatura em Pedagogia

10 anos

4 anos

Mônica de Souza

Licenciatura em Pedagogia

8 anos

4 anos

As duas professoras são bem dedicadas no ensino da Educação Infantil, possuem experiência com as crianças que possuem tanto dificuldades, quanto facilidades no aprendizado.

A prática pedagógica do professor

Professor(a): Vera Lúcia Soares

Ano: Maternal

No que diz respeito à prática pedagógica definida pela professora, na sua área de Educação Infantil , tem como objetivo respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos , no qual firmam o compromisso com a educação social da criança, conduzindo-a para uma sociedade mais democrática e humana.

As práticas que destaco são a prática pedagógica crítica. A prática crítica, foi explorado no seu método de ensino, a medir , ensinar e cuidar,e propiciando maior interação entre os alunos. Com a sua postura reflexiva , pude observar que por meio da atividade de contação de histórias, desenvolve o intelecto tanto do professor quanto do aluno.

O objetivo desta atividade, é essencial para tornar os alunos, mais reflexivos, críticos diante do dia a dia , mais livres e autônomos. A atividade contação de histórias foi realizada na sala de leitura, com um livro de conto folclórico fornecido pela escola, no qual estava armazenado na biblioteca da escola.

As crianças puderam se aproximar mais dos assuntos culturais, e interagir com as outras crianças , e até mesmo com a professora,  expressando sua imaginação e ideias sobre o tema lido pela professora.

Professor(a):  Mônica de Souza

Ano: Maternal

   As práticas pedagógicas definida pela professora, tem como objetivo, relacionar-se com os princípios éticos, sociais e políticos. A partir da observação das suas aulas e de suas práticas ,pude extrair a importância da prática da memorização dos conteúdos que necessitam ser abordados ,ou seja, à rotina , propriamente dita.

Com as vivências, e as práticas advindas da rotina, pude observar a sua prática pedagógica , que é em destaque a cognitiva. O objetivo desta prática é a formação de sujeitos críticos , ativos e autônomos, priorizando os aspectos cognitivos, em relação aos processos de pensamento presentes desde a infância inicial até a idade adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com