TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ensino Fundamental

Por:   •  25/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANA PAULA MACHADO DE LIMA, 720443

ILFI ROSSI, 557513

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-

ENSINO FUNDAMENTAL- SÉRIES INICIAIS

CURITIBA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANA PAULA MACHADO DE LIMA, 720443

ILFI ROSSI, 557513

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-

ENSINO FUNDAMENTAL- SÉRIES INICIAIS

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à UTA –Ciência Exatas e Biológicas, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local:

Centro Associado: Curitiba

CURITIBA

2013

INTRODUÇÃO

A atividade de estágio supervisionado se constitui de uma aquisição de aprimoramentos de conhecimentos e de habilidades que são essenciais para o futuro pedagogo, pois proporciona situações reais da rotina escolar entrando na realidade dos problemas da sua comunidade escolar, onde o futuro pedagogo analisará suas possibilidades na área de atuação e nos diferentes níveis sociais abrangentes, aprimora as suas habilidades profissionais.

A atividade do estágio tem como objetivo proporcionar ao aluno o estudo das ações que envolvem a docência do ensino fundamental bem como a compreensão da organização histórica, legal e curricular do curso de Pedagogia. Nesta atividade o aluno deve desenvolver conhecimentos sobre aspectos teórico-metodológicos do planejamento das aulas e das disciplinas pedagógicas do Ensino Fundamental a partir do contato direto com a sua realização.

A atividade de estágio supervisionado é de suma importância na formação do futuro pedagogo, pois proporciona a interação com a realidade da profissão. A importância do estágio supervisionado é de proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem executados, planejando e acompanhando segundo os currículos, o estágio traz aprimoramento cultural e técnico, melhora o relacionamento humano e destinado a formação profissional de pedagogos no serviço de apoio escolar.

A metodologia adotada durante o estágio supervisionado da instituição CEI Francisco Klemtz foram às observações nas salas de aula, questionamentos feitos a diretora, pedagogas, professores e os demais funcionários da instituição.

Os temas a serem abordados neste relatório de estagio supervisionado são os seguintes: A identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição de ensino, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado.

2 A ESCOLA ESTAGIADA

2.1 Identificação da Escola Estagiada.

O estágio supervisionado¬- Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal CEI Francisco Klemtz, situada à rua Francisco Tissot número 30, no bairro Portão, CEP 81320-360, localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) 3329-6100 e do e-mail emfcoklemtz@sme.curitiba.pr.gov.br.

A escola oferta atendimento na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

A instituição atende um total de 582 alunos, desse total 4 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 10 de março de 2014 a 17 de março de 2014 sendo observada a turma de 1º do ensino fundamental.

2.2 Concepção Pedagógica de Escola.

A escola municipal CEI Francisco Klemtz vê a escola como um local de formação, instrução para os discentes que a frequentam tem como finalidade educativa de formar sujeitos de identidade sólida que enfrentarão as mais diversas situações de forma responsável e independente, serão capazes de assumir compromissos de respeitá-los como uma imagem positiva de si próprios e aptos a assegurar papeis sociais como sujeitos agente de sua história e construtores de seu próprio conhecimento cientifico.

A escola tem por meta ultrapassar o domínio das utilidades, chegando ao mundo dos valores. A instituição trabalha com a proposta pedagógica que insiste na defesa do sujeito, concentrando-se no aluno percebendo que este é capaz de fazer os projetos e escolhas sem que reprimam seus sentimentos e emoções em função da razão como instrumento de poder e dominação do homem. O aluno será construtor de sua história como um ser de espírito cientifico, de interrogação e questionamento que o leve ao seu desenvolvimento social de acordo com as conseqüências adotadas no mundo.

O professor tem o papel de mediador, além de proporcionar aos alunos o pensamento sistêmico respeitando a imaginação do aluno, proporcionando também um ambiente de qualidade para o ensino saudável e responsável. O conceito de formação do homem é de um ser de relações que é capaz de perceber a dimensão temporal da existência de um ser histórico e criador cultural, e cabe a escola trabalhar que esse processo de desenvolvimento humano seja o maior e pleno possível.

A concepção de ensino adotada pela a professora da turma estagiada é a de modelo tradicional, pois ela exerce o papel de mediadora entre os alunos entre as diferenças presentes na sala de aula, a professora já traz o conteúdo pronto para os alunos aprenderem, ela detem toda a metodologia, conteúdo, e avaliação esta visa a reprodução exata do conteúdo explicado em sala de aula

2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de Estágio Supervisionado.

2.3.1 Caracterização dos espaços de observação:

A sala de aula na escola estagiada tem o tamanho apropriado para a quantidade de alunos contidos nela, os principais aspectos da turma estagiada é a boa conservação do prédio e com boa estrutura, a sala possuía uma boa ventilação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com