TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Curricular Supervisionado Em Regência

Por:   •  5/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  7.843 Palavras (32 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 32

                            INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA         [pic 1]

FACULDADE GUARAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

                                                     

JAKELINE VICENTE

YASMIM CAMELO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM REGÊNCIA

                                                           GUARAÍ - TO

2019

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA [pic 2]

FACULDADE GUARAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

 

JAKELINE VICENTE

YASMIM CAMELO

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM REGÊNCIA

 

Relatório Final de Estágio Apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Educacional Santa Catarina – IESC/FAG. Apresentado a Professora Esp. Geysa Ferreira da Paixão, como Requisito parcial para aprovação da Disciplina.

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                           

GUARAÍ - TO

2019

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REGÊNCIA

INTRODUÇÃO

Ao longo das disciplinas teóricas já estudadas em no curso de Pedagogia, vem sendo, preparado para exercer a profissão de professor/ pedagogo. Além disso, os diversos estágios já realizados certamente contribuíram para a inserção na prática profissional e para o conhecimento detalhado da realidade escolar. Nessa etapa do curso, foi feito um estágio supervisionado diferenciado, pois se refere à atuação do pedagogo em contextos não escolares, nos quais experimentaram e vivenciaram, na prática, outros ambientes de trabalho, fora da escola, em que ocorrem atividades profissionais do licenciado em Pedagogia.

O presente trabalho apoiou-se na pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos e periódicos da internet, assim como, de uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário contendo perguntas fechadas e abertas, aplicadas em uma escola de Pedro Afonso para 10 crianças do 3° ano do ensino fundamental de forma individual e outro para educadores do município do Guaraí. Ambos visaram colher dados para melhor compreensão da importância do brinquedo e das intervenções realizadas na brinquedoteca para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças do ciclo do 3 ano do ensino fundamental.

A pergunta norteadora foi: O brincar, dentro da educação, que está presente em várias teorias, defesas e na própria BNCC, pode ser trabalhado fora da sala de aula e ter bons resultados de aprendizagens?

Objetivo geral foi apontar novas propostas para se desenvolver a aprendizagem, através do brincar, fora da sala de aula com foco em intervenções pedagógicas. A brinquedoteca, pode ser um lugar onde intervenções podem acontecer de forma tranquila e com resultados fantásticos.

A justificativa o estágio supervisionado, desenvolvido em espaço não escolar, proporcionou um contato direto com um espaço onde o lúdico se faz presente. Foi na brinquedoteca da IESC, que tudo aconteceu. As crianças eram encaminhadas pelas médicas pediatras e pelas escolas, com um relatório de dificuldades de aprendizagens e dificuldades cognitivas. Sobre as orientações da professora supervisora de estágio estas crianças eram atendidas na forma de avaliação para identificar a causa de tais dificuldades. Em alguns casos era feito uma intervenção utilizando os materiais (brinquedos pedagógicos) para tais intervenções.

        Nem sempre na brinquedoteca se encontravam todos os materiais para tais intervenções, foi que surgiu a necessidade de um projeto de intervenção para aquisição dos brinquedos que faltavam, assim como também criar novas propostas para se desenvolver a aprendizagem em ambientes como estes.

Dúvidas e certezas foram se as escolas e/ou locais onde as crianças são levadas para aprender estão se dando o real valor ao desenvolvimento não cognitivo e pedagógico, como a curiosidade, saber lidar com situações conflituosas, stress?

O brincar, sem dúvida, é a forma mais eficaz de se desenvolver a aprendizagem nas séries iniciais. Através da brincadeira a criança desenvolve a socialização, a cognição, a coordenação e a alfabetização inicial. Mas além destas funções o brincar também proporciona momentos de socialização onde são trabalhados questões e valores que as crianças poderão levar para o resto de suas vidas como a aceitação da perca, caráter, responsabilidades, preparando-as para a vida e para saber conquistar seus espaços.

Foi realizada na escola X uma pesquisa de campo de cunho quantitativa descritiva para levar dados acerca da utilização do brinquedo como instrumento de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um questionário para 10 crianças do 3° ano do ensino fundamental de forma individual.

           O estágio é uma forma de aperfeiçoar o processo de formação profissional e humana do estudante, visa proporcionar ao estudante experiências e práticas que complementem o seu aprendizado. Obteve-se por escolha o CRAS, CONSELHO TUTELAR e o ESPAÇO SAÚDE, onde ambos são espaços não escolares que visam aos estagiários às áreas de atuação disponíveis na futura profissão. A pergunta norteadora que impulsionou foi: Quais benefícios às atividades físicas trazem a terceira idade? Neste sentido objetivou-se conscientizar os idosos da real importância das atividades físicas e informá-los dos benefícios que tais atividades trazem.

A falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade faz com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias. As pessoas de mais idade sofrem bastante, ocorrendo ainda restrições quanto a sua capacidade de locomoção, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.

Por isso, devemos trabalhar no objetivo de obter um melhor estilo e qualidade de vida aos idosos, e em posse do conhecimento acerca das atividades físicas, inserir uma rotina de exercícios para essa população. O motivo que levou as acadêmicas a desenvolver esse tema foi perante a observação de uma caminhada que é desenvolvida todas nas segundas pela manhã, onde a equipe do CRAS leva os idosos para fazer uma caminhada ao ar livre. Questionou-se eles tinham desenvolvido alguma palestra para a valorização das caminhadas desenvolvida, os mesmos disseram que não, então surgiu a ideia da palestra com outros tipos de atividades físicas para mostrar a eles de forma clara quão é importante tais exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (257.2 Kb)   docx (241.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com