TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: O lúdico na educação infantil

Por:   •  10/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 3
  1. RELATÓRIO DESCRITIVO

Atividades Desenvolvidas

O lúdico na educação infantil

O presente estagio foi feito para que eu possa entender como funciona o lúdico na educação i

Observei que a educadora conta historia para as crianças deixando com que eles participem ativamente contando historias também, ela usa como recurso varias atividades voltadas para o lúdico, às crianças participam de todas as atividades.

Elas se mostram muito receptivas na atividade da caixa de musica, nesta caixa existem varias imagens coladas em palitos de sorvete, a qual a educadora pede a criança para sortear uma imagem aleatoriamente a imagem que a criança sortear é cantada uma musica referente àquela imagem assim consequentemente ate o ultimo aluno.

Observei também que algumas crianças não gostam de brincar em equipes preferem fazê sozinhas, somente interagem com outros alunos quando se encontram na roda ou nos cantinhos.

A chegada das crianças do maternal I, a atividades destes é mais corriqueira tomam café, vão ao banheiro, pois muitos estão em processo de sair da fralda, retorna a sala de aula para brincar com brinquedos educativos ou com sucatas, já as crianças do maternal II a educadora espalhou brinquedos variados nas mesas, a sala dispunha de quatro mesas com quatro cadeiras cada uma, onde a foi dividido os alunos com brinquedos didáticos como montagens, ábaco, jogos de memória, circuito matemático, as crianças trocavam de lugares nas mesinhas que são chamados de cantinhos, as próprias crianças conversam entre si a divisão dos brinquedos.

Nesta sala  do maternal II existe uma aluna que já é uma líder nata, com três anos ela já comanda a todos os alunos, eles brigam por causa de determinados brinquedos, mas  se resolvem entre eles às vezes chamando a pro para intervir, são muito prestativos na hora da organização dos  brinquedos colaboram sempre com a educadora.

Ouve uma brincadeira com bexigas que a educadora chamou de dança da bexiga e também brincadeira com bonecos de fantoche na qual as crianças tiveram liberdade para brincar como quisesse na semana do folclore a educadora trabalhou vários personagens do folclore brasileiro.

As crianças brincam no parque plástico, os brinquedos do PP como é chamado é ótimo para a motricidade fina e grossa da criança, já  que eles brincam  e pulam desenvolvendo assim a parte lúdica, eles também assistem filmes didáticos como Peppa e galinha pintadinha.

Fizeram colagem de animais que andam, voam e nadam antes de iniciar a atividade eles tinham que dizer que animal era e o que ele fazia, eles respondiam prontamente.

O lúdico é muito presente na educação infantil eles participam de todas as atividades voltadas ao lúdico.

As crianças se mostraram muito mais interessadas nas atividades voltadas para a pintura com tinta, eles produziram um binóculo com rolinho de papel higiênico, tiveram que pintar o rolinho e deixar secar antes de finalizar, observou que no maternal I trabalha se muito mais com músicas e brinquedos já que são crianças menores.

No maternal II apresenta historias, pinturas, danças, brincadeiras de raciocínio lógico.

Percebe- se que em algumas atividades as crianças são mais proativas do em outras, muitas vezes só vão brincar se houver o incentivo da educadora.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com