TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Trabalhos Acadêmicos

Por:   •  11/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos Acadêmicos

Nome: Monica Simone Erd / RA: 1984787 / Turma: 2019 / Polo: Marechal Candido Rondon

Atividades de Estágio

Modalidade: Educação Fundamental

Professora: Marlene Debo Eckstein

Município onde atua: Marechal Candido Rondon

Escola: municipal

Formação da professora: Pedagogia

No dia 15, eu realizei a entrevista com a professora de Ensino Fundamental,professora Marlene Debo Eckstein, de 60 anos,formada em pedagogia que atua no 1 ano  do Ensino Fundamental, alfabetizando crianças de 7 anos. Ela relatou em sua entrevista que recebeu várias orientações, apoio e ajuda da escola para desenvolver as atividades que seriam impressas, e depois seria retirada por um responsável na escola dos estudantes.

Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia a professora  relatou que no inicio foi bem complicado, foi uma mudança muito radical que exigiu uma rápida adaptação dos professores e alunos, nas quais houve um acréscimo no uso da tecnologia, como em forma de vídeo, musicas e atividades remotas variáveis .

A professora salientou quanto ao planejamento, que continua sendo feito semanalmente de acordo com o conteúdo que a escola oferece que é feito através de atividades impressas e dos livros e acréscimo de conteúdos complementares, tudo de acordo com a programação da escola.

O Construtivismo é uma teoria sobre a construção do conhecimento dos jovens, onde o jovem em questão constrói o próprio conhecimento e o professor passa a ser uma figura de auxílio para o jovem, como um guia. Essa teoria foi elaborada por Jean William Fritz Piaget, um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

A professora organiza as atividades vendo vídeos no youtube com orientações, lendo as matérias na internet. Antes da aula, ela prepara o ambiente ao redor dela, para que nada desvie a atenção dos alunos durante a aula. Levando em consideração toda a rotina da criança como se realmente estivesse em uma sala de aula, respeitando a rotina costumeira da escola antes da pandemia, mas sem desconsiderar também a rotina e espaço de seus familiares

 A professora montou um projeto sócio emocional, que trabalha sentimentos, sensações, obstáculos do cotidiano como atividades. Como por exemplo: uma caixa com emojis para os alunos se expressarem como estão se sentindo naquele dia. Usando todo os materiais disponibilizados pela escola.

Seu futuro projeto envolve a utilização de um jogo eletrônico, conhecido como Minecraft. 

Minecraft é um jogo produzido pela Mojang e é de propriedade da Microsoft, consiste basicamente em construir diversas coisas usando blocos. O jogo tem um uma infinidade de utilidades na área da educação, como já foi provado em diversos países de primeiro mundo que usam o jogo para ensinar os jovens, com isso, pode se ensinar desde biologia a matemática nas escolas.

Um exemplo prático: o professor lê uma história para os alunos, em seguida, orienta os Alunos, a recriar o cenário da história que eles acabaram de ouviram; o professor pode construir um castelo e montar uma história com os alunos; o professor pode fazer uma aula online, dentro do próprio jogo.

Para preparar tais conteúdos, ela separou um período do seu dia para estudar e planejar todo o material a ser usado na aula sequente, com o total apoio da instituição onde ela trabalha.

Para avaliar os alunos, a professora analisa o comportamento, comprometimento, pontualidade e participação dos alunos, através do que eles falam e fazem na câmera. Após as aulas, a professora preenche um diário e planilha com a frequência e notas, baseando-se nas informações acima, e também levando em consideração as dificuldades e limitações de cada aluno, e se necessário, oferecendo aula de reforço individual, para não haver discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com