TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Unidade

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Lucas Bueno de Campos Antunes

RGM: 18075096

Atividade Reflexiva – Unidade I

 Ao analisar que o trabalho do professor é formado por prática e ação ao mesmo tempo, de modo que a prática se constrói a partir da vivência daquela atividade ou projeto sistemático que são elaborados tanto pelo próprio professor ou pela escola, e a ação apresenta as próprias iniciativas de cada professor, sendo extremamente fundamental para a reflexão da prática. A partir disso a “práxis” (ação-reflexão-ação) dá ao professor liberdade para ampliar seu currículo, oferecendo muito mais conteúdo aos alunos, não se prendendo somente aos conteúdos limitados pelo currículo.

 Há também problemas que dificultam a aplicação de práxis, o maior de todos é a comodidade em que professores reproduzem suas práticas, com finalidade de utilizar métodos plurais e reflexivos como forma de compreender a realidade. Para que não caia nisso é preciso que professores priorizem um diálogo pedagógico com mais crítica e reflexão.

 O profissional competente atua refletindo na ação, criando uma nova realidade, experimentando, corrigindo e inventando através do diálogo que estabelece com essa realidade. Por isso, o conhecimento que o novo professor deve adquirir vai mais longe do que as regras, fatos, procedimentos e teorias estabelecidas pela investigação científica. No processo de reflexão na ação o aluno-mestre não pode limitar-se a aplicar as técnicas aprendidas ou os métodos de investigação consagrados, devendo também aprender a construir e a comparar novas estratégias de ação, novas fórmulas de pesquisa, novas teorias e categorias de compreensão, novos modos de enfrentar e definir problemas. Em conclusão, o profissional reflexivo constrói [...] o seu próprio conhecimento profissional [...] (GÓMEZ apud NÓVOA, 1995, p. 110).

 Segundo Vasconcellos (2006), um campo de maior importância de práxis docente é: como vai estruturar sua atividade, que necessidades localiza no grupo, que objetivos pretende alcançar, que conteúdos vai propor, como vai avaliar e etc.

 No que diz respeito a práxis em sala de aula, a professora apresentou movimento entre teoria e prática abordando o assunto sobre lendas folclóricas. Foi utilizado a linguagem oral e escrita, matemática, movimento, artes visuais, música e natureza e sociedade, cada eixo abordado de forma diferente para recontar as lendas do folclore brasileiro interagindo com cada criança da sala de aula, toda lenda contada foi baseada na sua cultura popular de diferentes regiões brasileiras, com um intuito de aprender a compreender e respeitar as diferentes culturas que compõem nosso país. As crianças abordaram o assunto com bastante curiosidade ao decorrer das aulas, compreendiam o que a professora estava aplicando e na hora da atividade foram bastante criativos.

 Conclui-se que, é importante o professor aderir ao movimento de práxis, que organize e planeje os processos de ensino e aprendizagem, que busque a compreensão ao realizar as atividades aplicadas as crianças e como essas atividades vão ganhar sentidos nos pensamentos destas. Enfatiza-se, assim a  importância de sair da comodidade para que haja mais crítica na hora de refletir sobre o assunto abordado, é preciso que obtenha a compreensão das crianças e consiga transmitir o verdadeiro objetivo da aula, assim teremos profissionais com mais capacidades para aderir a este movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com