TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensino Fundamental Anos iniciais

Por:   •  7/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.364 Palavras (34 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]Universidade Norte do Paraná 

Yara Viana da Silva

Estagio curricular obrigatório II   – Anos Iniciais do Ensino

Fundamental

Ribeirão Preto

2020  

Yara Viana da silva

Estagio curricular obrigatório II   – Anos Iniciais do Ensino

Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório-Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 8º semestre.

Orientador: Prof.

Tutor eletrônico: Tiago de Almeida

Tutor de sala:

 

 

                                                         Ribeirão Preto

                                                                 2020  

                     

                                             

                             

                   

                                                           

                                                    SUMÁRIO              

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................2

2. Caracterização do campo estagio        3

3.caracterização da escola        5

4.formulario para análise do projeto político pedagógico................................................................................................8

5.Rotina de atendimento        6

6.Entrevista com a professora        6

7.Roteiro de observação..............................................................................................14

8.Referencial teórico.............................................................................  15

9.diario de observação...............................................................................................17

10.planos de aulas        18

11.Diario de regência          19

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

14.REFERENCIAS BILIOGRÁFICAS          21


1.INTRODUÇÃO 

O estágio de licenciatura é uma exigência da LDBEN (nº9394/96) necessário à formação profissional, a fim de adequar essa formação profissional às expectativas do mercado de trabalho.

O estágio visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se me importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho na área profissional.

O Presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado no Ensino fundamental.

O Ensino Fundamental é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que a criança recebe nesta fase definem seu sucesso escolar e profissional. Fazem parte dessa etapa, a construção de valores, as atitudes que norteiam as relações interpessoais e o contato do aluno com o objeto de conhecimento. De acordo com a LDB (9394/96, artigo 32), o Ensino Fundamental com duração mínima de 9 anos obrigatório e gratuito na escola pública, terá por um ano a jornada escolar anual de 800 horas/aula, distribuídas em 200 dias letivos. A meta de cada escola pública é fornecer ao aluno acesso à base comum nacional e a parte diversificada, o que inclui as características regionais da sociedade, da cultura, da economia e do cotidiano do aluno. As observações nessa etapa da Educação Básica deverão ser centradas em dois eixos: a contextualização da escola e o processo de ensino-aprendizagem a partir da prática do professor na sala de aula. O estagio

Proporciona o conhecimento e os diferentes enfoques relativos às distintas disciplinas que constituem o estágio supervisionado. Tendo em vista que a disciplina estágio supervisionado engloba algumas dimensões do processo formativo do futuro professor que é de fundamental importância para o curso e para os discentes. Assim, as escolas em seus diferentes níveis da Educação Básica se constituem como espaços co-formadores dos futuros docentes.

Através das atividades realizadas é possível identificar a necessidade e relevância da unidade teoria-prática como aspecto fundamental da formação docente;

- Relacionar os estudos das disciplinas de conteúdo com as disciplinas pedagógicas através de atividades supervisionadas;

- Realizar exercícios didáticos (planejamento, execução e avaliação de ensino) durante o processo de formação;

- Conhecer a realidade escolar através do contato direto com as instituições de ensino;

- Reconhecer a importância de projetos pedagógicos no conjunto das ações educativas da escola;

- Analisar a gestão escolar e as políticas públicas;

- Registrar e avaliar as experiências vividas como parte integrante.

2.Caracterização do campo de estagio

 Inaugurada no dia 18 de fevereiro de 2008, a EMEF "Professora Helena Maria Luiz de Mello" atende aos alunos do Ensino Fundamental I e II (1o ao 9o ano), nos períodos matutino e vespertino, buscando a integração ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE para a formação plena dos alunos. Localizada na periferia da cidade, a escola atende alunos de classe baixa muitos com problemas sociais e familiares, alunos de área rural e carentes. 

Durante o período de estagio acompanhei as salas do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano. Participei de várias atividades com vários professores. A carga horária para o professor de PEB I é de 30 h/a sendo divididas em 20h em aula e 10h em HTP. As turmas são formadas por aproximadamente 25 alunos muitos deles vindos de área rural, famílias muito carentes e desestruturadas. As salas de aula possuem carteiras e cadeiras em bom estado, contam com ventiladores de teto e ar condicionados em algumas salas, cortinas, armário para guardar os materiais tanto do professor quanto dos alunos como livros, cadernos, lápis de cor, etc. O aluno leva para casa somente o essencial para não perder ou estragar, pois muitos são doados pela prefeitura. Na sala de Educação Especial estão organizados em um armário diversos jogos, dois computadores, aparelho de som tudo ao alcance das crianças. Na biblioteca as prateleiras são muito bem organizadas, possui mesas redondas para grupos, TV com DVD e um monitor durante todo o tempo de uso. Os professores adotam uma postura firme, mas ao mesmo tempo maleável visto que a maioria dos alunos são muito agitados e carentes alguns pela pouca idade outros pelas consequências do ambiente familiar desestruturado em que vivem. Gostam de atividades lúdicas, aulas em que podem trabalhar em grupo ou que podem mostrar sua opinião e dar exemplos de casos que acontece com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (179.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com