TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Ensino Fundamental

Por:   •  24/8/2023  •  Monografia  •  8.452 Palavras (34 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        8

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        9

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        14

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        15

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        17

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        19

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        20

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        22

13        PLANOS DE AULA        25

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        37

15        RELATO DA REGÊNCIA        39

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        43

CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

REFERÊNCIAS        45

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a forma com que a educação básica brasileira é formada, de modo a trazer de forma clara e objetiva as categorias e seus objetivos especifícos para cada faixa etária do estudante, salientando a importância desta etapa na vida do estudante recém saído da educação infantil. Deste modo, a mesma perpassa a educação infantil, o ensino fundamental I e II e o ensino médio. O ensino fundamental é subdividido em anos iniciais (do primeiro ano ao quinto ano do ensino fundamental) e anos finais (do sexto ano ao nono ano do ensino fundamental) onde são trabalhados diferentes assuntos, ainda que interligados a cada ano consequinte para o aluno. Dentre essas informações é importante compreender as fases e os seus resultados alcançados perante à criança, seu desenvolvimento a cada etapa e seus saberes. A criança se depara com uma nova realidade e saberes diferentes quando perpassa o ensino na educação infantil para o ensino fundamental, tendo um contato mais direto com a alfabetização, etapa importante para a vida em contexto social e cultural. A base de que a alfabetização é um dos requisitos mais importantes nesta etapa de ensino, visto que a mesma será utilizada para a vida toda. A criança em suma aprende as primeiras vivências em contexto familiar, logo quando nasce, contudo, a mesma participa e vivencia outros ambientes que corroboram para o seu desenvolvimento enquanto sujeito, de modo que aprenda desde lidar com conflitos em determinados ambientes, como se situar como sujeito cultural e social. Quando a criança se intera de uma nova realidade na educação, é preciso avaliar de forma pedagógica enquanto profissionais da educação, todo o desenvolvimento desta criança enquanto esteve inserida na educação infantil, de modo que o profissional possa de forma adequada e dentro da sua posição enquanto professor compreender como essa criança lida com situações diferentes bem como o seu nível de aprendizagem e entendimento sobre determinados temas base para uma boa comunicação e aprendizagem.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O termo interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado, quando as ciências existentes na epóca começaram a se isolar para buscar a construção de um novo conceito científico mundial. Com enfase na educação e das ciências humanas tem como objetivo a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, de modo que as ideias e metodologias de ensino que antecedem foram nulificados. Pela influência dos trabalhos de Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin etc, as ciências foram divididas, o que culminou na sua especialização sendo organizadas através de pensamentos naturalistas e mecanicistas. A interdisciplinaridade emerge na perspectiva de dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento. Dessa forma a escola como um ambiente de aprendizagem precisa estar atualizada perante as mudanças na ciência contemporânea e estar disposta e amparada para aplicar as necessidades  interdisciplinares, de modo que construa novos conhecimentos, na educação só haverá interdisciplinaridade por parte do educador se o mesmo for capaz de partilhar saberes. A mesma pode ser considerada por alguns profissionais um grande desafio, visto que busca fugir do ensino tradicional tão corriqueiro no cotidiano docente, podemos ressaltar que a interdisciplinaridade tem sido discutida em duas áreas importantes, tais quais a epistemologia e pedagogia. Ambas as áreas perpassam conceitos diferentes mas interligam-se, sendo então no campo da epistemologia o encontro de conhecimentos de produção entre o sujeito e a realidade, por outro lado, no campo do ensino são discutidas questões da natureza e do currículo, bem como do ensino e da aprendizagem. Ainda nos dias atuais, existem profissionais que desconhecem tal prática, abordando a método tradicionalista de ensino, podendo até mesmo estar associado com a falta de recursos pedagógicos de continuação formada para os profissionais da educação,sendo instituições que acabam por resistir a métodos tradicionalistas sem olhar devidamente para o educando enquanto sujeito. Na prática docente a interdisciplinaridade pode ser vista como uma quebra de barreiras a esta resistencia, buscando novos conhecimentos, atualizações, e proporcionando aos educandos uma educação prazerosa e que de fato funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (588.3 Kb)   docx (390.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com