TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Ensino Fundamental I

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1] [pic 2]

PRISCILA EUGÊNIA MELO ROCHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

PRISCILA EUGÊNIA MELO ROCHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Patricia Luciana Pereira Sanches

Tutor de Sala: Juliana Onerio Lima

Contagem

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19

        

INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio visa descrever todo o processo e experiência vivenciada na área da Educação Infantil pela estagiária Priscila Eugênia Melo Rocha, o relatório irá conter  as observações realizadas no ambiente educacional, sobre a postura dos discentes e docentes na instituição, organização pedagogica e administrativa, a rotina dos alunos, etc.

As observações e atividades que serão relatadas, foram realizadas na Escola Municipal José Ovideo Guerra, localizada na rua Buganvile, N° 392, Eldorado, Contagem- Minas Gerais, no período vespertino  entre os dias 19 de março à 24 de abril de 2018, exeto aos finais de semana e feriado.

O estágio foi muito importante para a contrição e desenvolvimento da identidade profissional, pois proporcionol a vivência com a realiadade da intituição de ensino e dos professores. E ao mesmo tempo é um “divisor de águas” para sabermos se é essa profissão que iremos seguir ao longo de nossas vidas. A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Mesmo havendo uma diferença muito grande, em ser o professor regente de uma turma e ser um “simples” estagiário. Na realização do estágio foi observado as dificuldades e os desafios que os professores encontram perante uma turma de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), o assunto será abordado de forma mais detalhada no decorrer do relatório.

Apesar de estudarmos várias formas distintas de exercer a didática em sala de aula, será na prática que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar tais práticas e encontrar a melhor forma de exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal José Ovídeo Guerra, Inaugurada no dia 31 de janeiro de 1978, na administração do Prefeito Sr. José Luiz de Souza. A instituição de ensino, que serve principalmente a comunidade do bairro Eldorado e proximidades,funciona atendendo aproximadamente 600 alunos do Ensino Fundamental a mesma funciona em dois turnos, sendo que no 1º turno atende 304 alunos do 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental e no 2º turno 299 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O quadro de funcionários conta com cerca 75 pessoas entre administrativo, pedagógico e corpo docente. Entre eles estão situados, diretor, vice-diretor, secretárias, pedagogas, professoras, auxiliares de biblioteca, porteiros, assistentes escolares (disciplinárias), auxiliares de serviços, estagiários para estudantes de inclusão, cuidadora e merenderas de uma empresa terceirizada.

A estrutura física da escola é bem projetada, apesar de ter uma edificação antiga. O prédio possui três pavimentos com terreno desnivelado, condicionando o acesso com um número acentuado de escadas e três entradas distintas. Possui sala reservada para prática de artes, laboratório de ciências, biblioteca, sala multimídia, sala reservada para prática de artes, quadra de esportes, vestiários, banheiros, cantina, salas de aulas amplas e arejadas, bem iluminadas. Possuindo ainda espaços adequados para atendimento da secretaria, direção, equipe técnica e professores. Para o atendimento aos estudantes com deficiência locomotora, existe um elevador interno que dá acesso às salas do 3º andar e uma rampa para entrada e saída dos estudantes.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Escola Municipal José Ovídeo Guerra

Dia 22/03/2018 – 15:30 à 17:30

Turma do 1° ano do ensino fundamental

Neste dia foi observado uma turma de 1° ano do ensino fundamental, a sala é composta por 15 crianças de 6 anos de idade, 8 meninas e 7 meninos. A turma é bastante disciplinada, embora bem agitado. Foi a professora regente da turma passou uma atividade de colorir para as crianças, um mosaico. Uma proposta interessante, pois a professora levou os alunos para o pátio da escola, para sair da rotina da sala de aula. Os alunos gostaram bastante, a todo instante chamando a estagiária para ver como o desenho estava ficando.

Logo após, tiveram o momento livre para brincar em sala de aula, alguns levaram seus brinquedos e outros brincaram com os brinquedos que estavam disponíveis dentro da sala de aula. A professora demostrou muito cuidado e dedicação com a turma, permitindo que eles compartilhassem as suas ideias, pensamentos e situações vivenciados de acordo com o assunto abordado no dia, os alunos mostraram grande interesse em compartilhar suas vivências e situações que aconteceram com eles e suas famílias.

Escola Municipal José Ovídeo Guerra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com