TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Fundamental II

Por:   •  13/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.962 Palavras (32 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 32


[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 2]

Nádia Regina Andrade Rici

RA: EAD 2363665806

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II:

ENSINO FUNDAMEnTAL

GUAÍRA - SP

2019

NÁDIA REGINA ANDRADE RICI

RA: EAD 23636773

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II: ENSINO FUNDAMENTALFUNDAMENTAL

Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Pedagogia II: Educação Fundamental, do Curso de Pedagogia.

Tutor à distância: Juliana Suelen Prudencio Cantelli

GUAÍRA - SP

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ..................................06
  2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ................................................07
  3. ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ..........................................09
  4. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES DE CAMPO........................................................12
  5. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE.................................................19
  6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................21
  7. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA...............................................................26
  8. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS................................................................................42

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................47

REFERENCIAS..........................................................................................................49 

INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental tem como objetivo, observar o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma prévia da prática docente vindoura, através da observação e regência que este fará.

O presente Estágio documenta a expêriencia no decorrer do período em que foi vivenciado na prática tudo o que foi aprendido na teoria, tendo como objetivo observar o desenvolvimento e interação dos alunos com os professores e o ambiente familiar.

Este relatório traz em sua composição a descrição das atividades realizadas pelo acadêmico, a relação entre docente e educando, além de suas observações sobre a estrutura física e administrativa da Instituição, sua impressão de forma global acerca da Instituição Educacional.

O Estágio coloca frente a frente com a profissão que estão preparando para asssumir, e dando oportunidades de refletir e colocar em prática as teorias estudadas.

A prática é de grande importância para que se possa ver e entender toda a realidade do ambiente educacional, professores e alunos.

Este momento é de suma impôrtancia para o acadêmico, onde o mesmo adquire mais conhecimentos sobre sua área escolhida e ajuda a ter uma visão mais clara, ampla e relevante dos objetivos a serem lançados.

É um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação torna-se a mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e afunção do educador.

O relatório mostra a prática em sala de aula e busca oportunizar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais.

Então o Estágio, vem como um ambiente de experimentação e observação da prática das teorias aplicadas em sala de aula no curso, pois o Estágio ao contrário de que se pensa, não é atividade prática, mas teoria, instrumentalizadora da práxis docente. Neste sentido, o Estágio é a atividade teórica de conhecimento, fundamentação.

Então o Estágio é o lugar onde a identidade profissional é gerada, construída e referida: assim o presente relatório aponta nuances vividas dentro da sala de aula no período de Estágio, desde amientação fpisica da escola até a vizualização e no entendimento da práxis: junção da teoria e da prática.

“Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência  profissional  específica e que contribua de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho. Oliveira e cunha (2006, p. 06).

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEF Francisco Gomes de Souza possui o telefone (017) 3331-2928 e o e-mail fgomessouza@netsite.com.br, localizando-se no endereço Rua 16, 395, Bairro Centro no município de Guaíra – SP com o CEP: 14790-000. A escola atende crianças de 6 a 10 anos de idade, com atividades de segunda a sexta-feira, das 7h00m às 12h00m e das 12h30m às 17h30m atendendo os bairros de seu em torno, contando com salas de aulas no período matutino vespertino. Foi criada no dia 13 de junho de 1988.

Os professores participam semanalmente dos HTPCs, que são os Horários de Trabalho Pedagógico coletivo oferecido pela coordenadora Pedagógica no intuito de acompanhar o trabalho pedagógico e orientar esses profissionais. Esses HTPCs são desenvolvidos na própria escola como parte do processo de formação dos professores.

A Coordenação Pedagógica tem função essencial no que tange a formação dos professores. O coordenador pedagógico, enquanto elemento que articula a elaboração e execução da proposta pedagógica da escola precisa estar em processo permanente de formação, sendo profissional capaz de preparar e sensibilizar os educadores sobre tais mudanças e o que estas exigem da educação atual. Ao vivenciar situações que integrem reflexão, investigação e ação, o profissional adquire um novo olhar mudando o contexto em que trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com