TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio do Ensino Fundamental

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.450 Palavras (22 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 22

JANAÍNA DA SILVA COUTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Josiane Paes de Camargo Borzuk

Tutor de Sala: Valéria Caetano da Silva

Itabuna

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 16

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 28

CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

REFERÊNCIAS..........................................................................................................35

INTRODUÇÃO

A realização do estágio trás ao educando uma vivência da prática. Estar no espaço escolar, agrega experiências e dá a oportunidade de expor conteúdos e metodologias adquiridos.

A observação da rotina, dos conteúdos aplicados e trabalhados, das aulas específicas, do comportamento educando-educador, faz com que possa ter um seguimento pertinente à instituição. Devido ao tempo de observaçãoé que pode desenvolver um plano de aula voltado às necessidades da turma e ter a possibilidade de aplicar e continuar os assuntos e métodos apresentados.

Fora feita a observação de todo o espaço físico escolar e a aplicação da regência foi escolhida através da coordenadora da educação infantil, que encaminhou para o 3º ano do ensino fundamental, atendendo às crianças de aproximadamente 8 anos.

Os assuntos propostos foram revisões de assuntos já trabalhados, como forma de não gerar conflitos na forma que a professora direciona o ensinamento. Todo conteúdo fora previamente autorizado pela coordenação.

O principal projeto apresentado e executado foi a confecção da coluna vertebral ( trabalho realizado em classe e por grupos). A proposta contemplou os objetivos, ensinou de uma forma prática e trouxe aos alunos o conhecimento construído.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Estágio realizado na Escola da rede privada Arco-Íris, situada no bairro Zildolândia na cidade de Itabuna/ Ba. A escola é composta por 8 salas de aula, sendo: Maternal, 1º período, 2º período, 1ºano do ensino fundamental, 2ºano do ensino fundamental, 3ºano do ensino fundamental, 4ºano do ensino fundamental e 5ºano do ensino fundamental. Há 3 coordenadoras na instituição, uma contempla a educação infantil, outra o ensino fundamental, e a terceira coordena a inclusão.

O espaço também inclui 1 brinquedoteca, 2 áreas verdes, 1 sala voltado para robótica, cantina, quadra poliesportiva, biblioteca, espaço e itens para as crianças se fantasiarem, 1 sala para impressões e xerox, 2 espaços com 3 pias cada para a escovação, 7 banheiros sendo: 1 para a acessibilidade, 1 para crianças de até 6 anos, 1 para as meninas do ensino fundamental, 1 para os meninos do ensino fundamental, 2 banheiros para os professores e funcionários, e 1 banheiro para direção e administração.

Todas as salas, exceto o maternal são climatizadas, bem como o espaço físico da instituição é arejado, as paredes sem rabiscos, banheiros sempre limpos e com itens de higiene sempre à disposição. A escola é referência na cidade de Itabuna, situada no Sul da Bahia, devido ao seu alto padrão físico e as diversas aulas específicas como: Inglês, Robótica, Filosofia, Música, Teatro, Laboratório de Matemática, Espanhol, acompanhamento de Psicólogo, Psicopedagogo, Dentista, Fonodiólogo e Nutricionista.

A Escola Arco-Íris, contempla o ensino infantil, do maternal ao 5º ano do ensino fundamental. As aulas tem inicio às 7h e 30m, e término às 11h e 30m (matutino). No turno vespertino as aulas dão início as 13h30m e término as 17h e 30m.

As salas de aula são compostas por uma professora e uma auxiliar, caso haja aluno com alguma necessidade especial, há uma monitora exclusiva a ele. Pude observar que há praticamente em todas as classes do turno vespertino de 1 a 2 alunos de inclusão, devido a esta demanda as aulas aplicadas são adaptadas aos alunos denominados pela instituição como atípicos.

As aulas administradas, são planejadas anteriormente e antes da aplicação precisam da liberação da coordenadora do campo, a avaliação é feita imediatamente, e a correção é feita pelos alunos.

A instituição tem um ótimo espaço físico, arejado e iluminado.

As atividades são com tempo estipulado, e não respeitando o tempo do aluno, e caso o aluno não conclua, no final da aula enquanto os demais tem o tempo livre para desenhos ou jogos disponíveis pela escola, a criança que não concluiu a atividade , conclui com a orientação da auxiliar da classe.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Instituição: Escola Arco-Íris

Data: 04/04/2018

1º Ano- das 7: 30h às 11: 30h

A aula tem início às 13:30h, conforme os alunos vão chegando, eles se acomodam no lugar pré escolhido pela professora da classe, entregam as atividades que foram realizadas em casa (geralmente atividades gráficas, em papel A4). Logo após a professora explica as atividades que irão para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com