TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio fundamental 1 unopar

Por:   •  12/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1]

NÁTALI CAROLINE ANTUNES DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 2]

[pic 3]

NATALI CAROLINE ANTUNES DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Cintia Cristina Cervejeira

Tutor de Sala: Tiago França de Barros

Itapetininga

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

PROJETO: OS ÍNDIOS BRASILEIROS.        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio, referente aos anos iniciais contém a apresentação e a descrição do local de Ensino em que o estágio foi realizado, teve como objetivo estudar, entender e trabalhar a pluraridade cultural,  aprofundar nas materias de ensino de matemática, organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ensino de Língua portuguesa, ensino de História e Geografia, ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade. O mesmo permitiu concretizar experiências sobre docência, em situações cotidianas, rotineiras, construídas por um ambiente de aprendizado, enriquecedor, com muito ganho de conhecimento sobre o ensino fundamental,  por meio da orientação de pessoas qualificadas, que permitiu a construção de novas ideias, praticas e novas açoes na busca do conhecimento.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino e Infantil e Fundamental José Graça, se encontra no município de Alambari, São Paulo – Brasil, conhecida como “Cidade Natureza”, a escola trabalha com ensino infantil e fundamental, ambos matutino e vespertino. Tem aproximadamente 200 alunos, como o municipio se encontra num bairro pequeno, muitos alunos vem do sítio. Fundada em maio de 1999, trata-se de uma instituição Municipal.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

  1. O Estágio Supervisionado foi realizado na instituição de Ensino EMEIEF JOSÉ GRAÇA, situada em Rua Margarida, bairro Cercadinho - Alambari – SP, supervisionado por Glaucia Daniela Lobo de Souza.
  2. O atendimento aos alunos funciona das 7h00 às 17h00, atende ensino infantil e fundamental I. Os alunos são deixados nas classes respectivas pelos pais, visando a segurança do aluno, sempre uniformizados.
  3. As salas da instituição são amplas e bem arejadas, todas recebem luz diretado sol, as janelas são grandes com cortinas. As cadeiras e mesas são adaptadas de acordo com a faixa etária, assim como os banheiros.
  4. As decorações dentro da sala, como por exemplo: cartazes, calendários, são realizadas pelas próprias professoras e auxiliares.
  5. O refeitório é amplo e arejado, composto por cerca de 4 mesas (grandes), as refeições são servidas apenas para educacção fundamental; já as crianças de educação infantil são alimentadas nas próprias salas de aula.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

  1. Durante a realização do estágio na educação infantil e fundamental I, é possivel observar uma organização com relação as crianças, a rotina. As professoras e monitoras aguardam pelas crianças quinze minutos antes do sinal, durante a chegada, as professoras solicitam para que as crianças peguem a agenda da mochila. E pontualmente as 7h30m (matutino) e 13h (vespertino) o sinal bate, as professoras já dão inicio a suas rotinas, do ensino infantil: a roda; e do ensino fundamental correções das tarefas, distribuições das novas, anotações na agenda.
  2. No infantil, as professoras adentram na sua rotina as idas ao banheiro, difernete do ensino fundamental que as crianças já possuem a autonomia de se locomover ao banheiro sozinhas, mas se necessário, existe uma inspetora que observa a ida das crianças ao banheiro e volta pra classe.
  3. Na educação infantil, a característica das professoras são carinhosas e acolhedoras, as ativades tem carater ludico, imaginário, divertido pois busca o aprendizado em forma de brincadeira. Mas ao ver isso poderia ser trabalhado melhor. No fundamental I, as professoras são acolhedoras porém, agem de forma mais firme, que faz com que os alunos entendam que agora as coisas são sérias, as tarefas são fundamnetais, faltas em excesso são prejudiciais, as atividades deixam de ser tão ludica assim, e começam as responsalidades como tarefa, alfabetização, conceitos matematicos de forma mais explicita entre outros.
  4. Existe todo um suporte da diretoria e coordenação para os professores quando necessário.

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA

PROJETO: OS ÍNDIOS BRASILEIROS.

INTRODUÇÃO DO PROJETO

 Em busca de eliminar qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de crenças, classe social, de etnia ou outras características individuais e sociais, segundo o PCN, é imprescindível que os alunos conheçam e valorizem as pluralidades culturais.

Esta proposta de projeto, tem o objetivo de ensinar aos alunos sobre a valorização dos índios e a cultura indígena, conhecer e refletir sobre a história dos índios utilizando diversas áreas do conhecimento.

TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANO DE AULA 1

OBJETIVO: Identificar os conhecimentos prévios das crianças sobre a cultura indígena, conhecer os hábitos e costumes, dar inicio ao projeto no conhecimento dos índios.

DURAÇÃO: 4 horas 

METODOLOGIA: Roda de conversa: Vocês sabem quem são os indios Brasileiros? Como se vestem? Como vivem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (64.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com