TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Ensino Fundamental .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  2.249 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA-7° SEMESTRE

KRISHNA BORGES RIOS VALENTIM

RELATORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

-ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

Cataguases

2017

KRISHNA BORGES RIOS VALENTIM

RELATORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

-ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estagio apresentado ao curso de Pedagogia

Da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental – 7° semestre

Tutor eletrônico:Vilze Vidotte Costa

Tutor de sala: Renata Franco Abritta

Cataguases

2017

1 INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, realizado na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental da ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIA DUTRA, como atividade avaliativa obrigatória no 7º Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Este relatório é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula. Considero neste também os aspectos presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criança.

Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas no terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Flávia Dutra. Esta etapa que antecede o estágio é de máxima importância para contato inicial com o grupo no qual será efetivado o estágio, propiciando meios que subsidiem a execução do projeto. Vi também o período de observação como meio de refletir sobre as práticas existentes no sistema educacional brasileiro. As reflexões feitas por mim neste relatório foram construídas com bases nos conhecimentos desenvolvidos através dos nossos estudos no curso de Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná. Ao iniciar o 7º período foi proposto a realização do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Com este propósito, realizei as observações na Escola Municipal Flavia Dutra, situado à Avenida Coronel Antônio Augusto, 330 na cidade de Cataguases – MG na turma do 3º Ano do ensino fundamental. O presente relatório se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo após, mostro os principais tópicos observados quanto à prática pedagógica.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio Para a Formação Profissional

Os objetivos do Estágio no contexto do Ensino Fundamental são de proporcionar ao aluno experiências práticas, contato com a realidade e participação no cotidiano escolar através do conhecimento dos espaços de atuação do profissional da educação, fazendo articulação entre os conhecimentos adquiridos durante o curso com a realidade da pratica profissional, pela observação, registro e análise das situações diárias da instituição, compreendendo e atuando na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano.

É um período importantes para a minha formação profissional, tempo de observação e reflexão da realidade vivenciada. Também é espaço para aprimorar a relação entre prática e teoria, e que novas aprendizagens surjam e sejam construídas, como a compreensão de como o educador exerce as funções de cuidar, educar e acolher no exercício de sua docência.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização Do Campo De Estágio

O estágio foi realizado na Escola Municipal Flávia Dutra, durante o período da manhã, 26/04 ao dia 22/05/2017, das 7h ás 10h.

A escola possui um espaço muito amplo, com: salas de aula, salas de coordenação, sala da direção, banheiros, quadra, parquinho.

As modalidades de ensino que a instituição oferece são: Educação Infantil e Ensino Fundamental. A organização do espaço educativo é feita por divisão de horários, são duzentos e vinte alunos, distribuídos em series.

A carga horária é de duzentos dias letivos, se segunda a sexta-feira.

O nível de formação dos profissionais atuantes são: Graduação, Pós- graduação, Especializações, etc.

Os alunos com necessidades educativas especiais estão inseridos nas mesmas turmas regulares, fazendo parte de todas atividades e os professores adaptam o currículo de acordo com cada tipo de necessidade, sempre em prol do desenvolvimento do aluno.

3.2 A Rotina Observada

Foi possível perceber a presença da rotina na instituição durante o estágio, embora cada turma se organizasse de diferentes maneiras. A rotina do ensino fundamental se divide em:

Chegada dos alunos às 7hs, entrando para a sala de aula e dando início as atividades.

Durante a semana cada turma realiza as atividades diárias de acordo com o planejamento; primeiramente a chamada e logo após dando início as atividades do dia anterior, do decorrer da semana as atividades variam entre trabalhar a sequência didática do tema e ir para a biblioteca.

O horário de lanche é por volta das 9hs. Após o lanche os alunos tem a hora da leitura em grupo.

No final da aula, 11 horas o portão é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com