TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Ensino Fundamental

Por:   •  16/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório Crítico Reflexivo da Disciplina Estágio Curricular Supervisionado

1.Dados do Aluno

Curso

Licenciatura em Pedagogia

Instituição

Unifran

Nome

Ana Paula Diniz Sacho

RGM

16125789

Disciplina

Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano/ semestre de realização do estágio

2018/2º

2.Caracterização da Escola

O estágio foi realizado na Escola Municipal Cônego Vitor, localizada no endereço: Rua São Pedro nº 95 – Centro, na cidade de Três Pontas, Minas Gerais. A escola pertence a rede pública municipal de ensino, sob a gestão da diretora Érica Araújo Pereira Mendonça, a unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e atende aos educandos do 1º ao 5º do ensino fundamental.

A Escola Municipal Cônego Vitor foi inaugurada em outubro do ano de 1924, e passou por várias mudanças e também melhorias ao longo de sua história, e hoje conta com uma boa infraestrutura. Atualmente atende a 515 alunos distribuídos nos turnos vespertino e matutino. O espaço físico da unidade está distribuído em 11 salas de aula, 4 banheiros grandes, sendo 2 para meninos e 2 para as meninas, 2 banheiros para os funcionários, cozinha, refeitório espaçoso, bebedouros, recepção, secretaria, diretoria, supervisão, pátio, quadra de futebol, palco, sala de biblioteca, sala de informática e de videoteca, uma sala de AEE. A escola dispõe de computadores, impressoras, telefones, aparelhos de som, vídeo, televisão. A unidade chama atenção pela limpeza e organização em todos os espaços. As salas de aula são iluminadas e arejadas, decoradas com materiais confeccionados pelos próprios alunos e pelas professoras. A biblioteca está sempre aberta para alunos e professores, seu ambiente é alegre e convidativo, os livros ficam dispostos em prateleiras baixas para serem acessados facilmente pelas crianças. O laboratório de informática conta com 30 computadores bem conservados e em funcionamento, onde são utilizados softwares educativos para realização de atividades. O quadro de funcionários possui 18 professores, 2 assistentes de alfabetização, 8 estagiárias, 2 supervisoras pedagógicas, diretora e vice-diretora, 2 secretárias, bibliotecária, 4 cozinheiras, 10 auxiliares de limpeza. Todos procuram desenvolver um trabalho eficiente em prol da escola e na busca por uma educação de qualidade para seus alunos.

3. Introdução

Neste relatório serão apresentadas as observações e experiências do estágio que foi realizado em uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cônego Vitor, com início no dia 26/02/2018 e término em 16/04/2018. O estágio é um momento de grande valia na vida de um estudante de Pedagogia, é o início da construção de sua identidade docente, de entender sua função como educador, de aliar teoria à prática, e de ter contato com a realidade de sua futura profissão.                                                                                                                                      Segundo KRUG (2008) o estágio deve ser [...] concebido como uma experiência, ou seja, como um conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional.

Após vivenciar este período é possível destacar alguns pontos sobre a escola, seus profissionais e sua linha pedagógica. A escola Municipal Cônego Vitor se constitui em um espaço organizado, aberto aos pais e a comunidade, onde trabalham professores experientes e capacitados. Os documentos norteadores do Projeto Político Pedagógico da escola são a LDB 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a missão da unidade escolar, segundo o PPP é a formação do cidadão para participar ativamente da sociedade em que vive nos aspectos pessoal e profissional. O método de ensino tradicional ainda é muito utilizado na escola por seus profissionais mais antigos, mais a abordagem construtivista também se faz presente por professores de formação mais recente.

  • Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação.

O período de observação e participação foi a oportunidade de observar a relação de ensino – aprendizagem, a relação aluno x professor, a importância de refletir sobre a práxis educacional, e de conhecer os conteúdos a serem trabalhados com os alunos.

Foram observadas 51h e 35 min de aula, e as participações totalizaram 21h e 35 min.

Posso destacar as atividades/aulas de Português, onde a professora regente trabalha diferentes gêneros textuais, por exemplo: as fábulas, lendas, tirinhas, notícias de sites da internet, poemas, etc. Através dos gêneros textuais ela trabalha a interpretação, leitura, oralidade a ortografia.

Nas aulas de matemática é trabalhado com os alunos as operações matemáticas de adição e subtração, usando cálculos, resolução de problemas, formas geométricas, sequências numéricas, classes numéricas, sistema monetário utilizando exemplos do cotidiano das crianças.

Nas aulas de Ciências/ Geografia e História são utilizados os livros da própria escola. Em Ciências os conteúdos foram hábitos de higiene, cuidados com a alimentação, preservação do meio ambiente, coleta seletiva. Nas aulas de Geografia foi estudado sobre as diferentes paisagens, zona rural e zona urbana, as transformações do meio ambiente, saber se localizar, conhecer sua rua/bairro. Em História a professora trabalha com pluralidade cultural, o tempo (passado, presente e futuro), dando destaque aos diferentes povos e modos de vida, enfatizando a valorização e respeito as diferenças culturais. Nas Artes são desenvolvidas atividades com desenhos, pinturas, murais utilizando como tema as datas comemorativas, também é trabalhado a dança e o teatro nas apresentações da turma.

Durante estas atividades destaco que a professora realiza seu trabalho de forma organizada e planejada de forma antecipada, mas deixando um espaço flexível para intervenção dos alunos durante a aula, se mostrou aberta ao diálogo, ao debate, dando vez e voz para as crianças, demonstra uma postura mediadora e também afetuosa, diversifica suas aulas com filmes, passeios quando possível, livros paradidáticos, a professora busca a contextualização e significação do ensino, para que faça sentido aos educandos. Estas observações justificaram e fundamentaram os estudos teóricos ao longo do curso sobre a postura do professor e sua prática, como um professor pesquisador, mediador, aberto ao diálogo, organizado, criativo e crítico sobre suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com