TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Ensino Fundamental

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.150 Palavras (17 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS

CURSO DE PEDAGOGIA

ALINE ROCHA FERREIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS

CURSO DE PEDAGOGIA

O presente relatório trata de uma experiência curricular do Curso de PEDAGOGIA, e tem como objetivo atender ao que trata o requerido para consolidação do ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

IDENTIFICAÇÃO

1 ACADÊMICO

NOME: ALINE ROCHA FERREIRA                

MATRÍCULA: 796895

ENDEREÇO: TRAVESSA PARAÍBA, Nº17. SÃO LOURENÇO.

FONE: (73) 9977-0588

2 ESTÁGIO

ÁREA: EDUCAÇÃO

3 CARGA HORÁRIA

EDUCAÇÃO INFANTIL: 80H

ENSINO FUNDAMENTAL: 80H

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 60H

GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 80H

TOTAL: 300H

APRESENTAÇÃO

O estágio supervisionado no curso de pedagogia tem como objetivo aperfeiçoar a prática do futuro docente. É importante por aproximar a teoria da prática a medida que é o momento em que o mesmo faz uso da teoria estudada, tornando o seu conhecimento maior na prática. Portanto é nessa união que o futuro educador tem uma ampla visão do campo profissional. Segundo Krug (2008) o estágio deve ser [...] concebido como uma experiência, ou seja, como um conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional.

O estágio é fundamental no curso de Pedagogia, pois é através de observações dentro do espaço escolar que conseguimos vivenciar a realidade na prática. Levando-nos a identificar várias formas e estratégias para solucionar problemas que encontramos no ambiente escolar. Sendo uma ferramenta utilizada para fazer diferente ao mundo educacional podendo mudar ou complementar a realidade da educação então observada.

O estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de diretrizes e bases da Educação nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de professores.


De acordo com Oliveira e Cunha (2006) podemos classificar Estágio Supervisionado, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho.

O momento do estágio é uma tarefa que favorece o acadêmico em sua formação, podendo acompanhar e fazer intervenções diagnosticando os problemas ocorridos dentro da educação. Tendo como base a experiência de conviver em um ambiente escolar, preparando o aluno para enfrentar desafios, conhecer e compreender a realidade.

A finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Assim, o estágio se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso. As

autoras Pimenta e Gonçalves (1990) defendem uma nova postura, uma redefinição do estágio, que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade.

1 ATIVIDADES DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

NOME: CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELA DA MAHÃ

ENDEREÇO: RUA- JOÃO TRINTA, S/N. BAIRRO- TANCREDO NEVES.

DIRETOR (A): PATRÍCIA MEIRELES COSTA BAIÃO

COORDENADOR (A): KEILA CAMPOS DA SILVA

  1. AMBIENTE ESCOLAR

A instituição CMEI Estrela da Manhã tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura. A equipe da instituição consegue arrecadar recursos financeiros para melhor atendimento das crianças com as realizações de festas comemorativas e reuniões com os mantedores da mesma.

Criada no ano dois mil e doze está situada à Rua João Trinta, S/N. Bairro Tancredo Neves, Teixeira de Freitas-BA, sob a responsabilidade da diretora Patrícia Meireles Costa Baião, com apoio da coordenadora pedagógica Keila Campos da Silva.

A estrutura física é composta por oito salas de aula. Sendo dois berçários equipados com berços de madeira, poltrona para amamentar, cadeiras de alimentação, dois armários, uma pia, um dormitório, solário, balcão para higienização das crianças, edredons. Duas do infantil I são equipadas com dois armários, uma pia, um dormitório com um ventilador, colchonetes, edredons, um solário, um banheiro com sanitários, chuveiro, escovódromo, balcão para higienização das crianças (tudo adaptado ao tamanho das crianças), as portas destas salas possuem portões pequenos para evitar a saída dos alunos durante a realização das atividades. As salas do infantil II e infantil III são equipadas com dois armários, solário, dormitório, colchonetes e edredons. Na sala do infantil VI e infantil V é equipada com uma lousa, sete mesas individuais de fórmica e sete cadeiras individuais com encosto, uma mesa e uma cadeira

do professor, dois armários (estas salas não contém banheiro, pois num dos espaços do pátio tem dois banheiros, com um escovódromo, três sanitários e um chuveiro, adaptado a faixa etária das crianças e outro para o corpo docente). Além destas salas tem a sala de vídeo com um televisor de trinta e duas polegadas e um espelho grande na parede. Uma sala de brinquedos onde ficam guardados objetos que servem para enfeitar o espaço quando a acolhida é coletiva no pátio. Uma sala de almoxarifado contendo prateleiras organizadas com todos os materiais necessários para realização das atividades e higienização das crianças. Uma sala de coordenação, uma sala de secretaria, uma sala de diretoria, uma cozinha e um lactário. Um parque grande com uma gangorra, quatro balanços, uma casinha de plástico uma árvore e um escorregador. No pátio possui um jardim no centro com proteção de pneus, outra casinha de plástico, dois polvos-gangorra, dois bebedouros, mural para cardápio, mesas onde é colocada a refeição, outras mesas e cadeiras para os momentos de alimentação, um anfiteatro. Na parte externa da escola tem uma horta (tudo que é colhido é para preparo das refeições), um jardim em frente à janela de vidro de cada sala, um estacionamento. A instituição tem todo espaço adaptado para locomoção de crianças que necessitam de cuidados especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (859.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com