TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Ensino Fundamental II

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

PEDAGOGIA


[pic 1]

Relatório de Estágio do curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade Anhanguera Uniderp. Como requisito obrigatório para cumprimento de estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II.

CAMPO GRANDE – MS

2016

SUMÁRIO        

  1. FICHA DE IDENTIFICAÇÃO............................................. 4
  2. INTRODUÇÃO................................................................. 5
  3. CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL II
  1. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA...................... 6
  2. OBSERVAÇÕES...........................................................6
  3. ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO APREDIZAGEM NA ESCOLA.......................................... 8
  1.  PREPARAÇÃO PARA DOCÊNCIA.................................. 9

4.1 PLANOS DE AULA (ANEXOS)........................................... 10

  1. DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

5.1 – 1ª REGÊNCIA NO 3° ANO....................................... 13

5.2 – 2ª REGÊNCIA NO 3° ANO....................................... 13

5.3 – 3ª REGÊNCIA NO 3°ANO........................................ 14

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................15
  2. REFERÊNCIAS................................................................ 17


  1. FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIARIO

Nome: Jady ferreira de Souza

RA: 8744984937

Curso: Pedagogia

Semestre: 6°

Ano: 2016

Início do estágio: 18/10/2016

Término do estágio: 04/11/2016


  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. E este relatório de estágio vem fortalecer a relação entre teoria e a prática existente na Educação. O seguinte trabalho tem por objetivos relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio e que surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

O relatório que segue resulta das visitas realizadas à Escola Planeta Criança, localizada na Cidade de Campo Grande – MS, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, colocando as estagiárias frente às situações vividas em sala, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental II. Também podemos compreender algumas barreiras que temos que enfrentar dentro da educação para alcançar os objetivos de uma melhor educação.


  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL

3.1- OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

O Estágio ocorreu na Escola Planeta Criança, situada na Rua Pernambuco, N°322, na cidade de Campo Grande – MS, nos dias 18/10/2016 à 04/11/2016. A escola contém cerca de 60 alunos sendo eles distribuídos entre os períodos integrais, matutino e vespertino, sendo divididos em Educação infantil e Ensino Fundamental. Seu quadro de funcionários é composta por pessoas sendo, 10 professoras, 7 auxiliares, 1 coordenadora Pedagógica, 1 cozinheira, 1 zeladora, 1 recepcionista e 1 no departamento financeiro.  A mesma possui 10 salas, 1 sala de vídeo, 1 sala de sono com 6 berços, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 sala de descanso para funcionários, 2 banheiros educação infantil, 2 banheiros para alunos do ensino fundamental,  1 secretária, 1 quadra e 1 parque com diversos brinquedos e 1 parque de areia.

3.2- OBSERVAÇÕES.

Por meio da observação, podemos refletir sobre futuras ações pedagógicas, visto que, o estágio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende e vai aprendendo com a realidade escolar.

Assim, as futuras professoras observaram o cotidiano do fazer pedagógico de uma escola, tendo a oportunidade de realizar a caracterização da instituição, investigando o seu contexto educativo, culminando com a elaboração do relatório de observação.

Primeiro dia: Observação ocorreu no 3ºB. A acolhida e a oração eram feitas em sala de aula. Os alunos chegavam e aguardava a professora regente chegar. Após a chegada da professora era feita a acolhida e em seguida iniciava a aula. Neste dia a professora regente nos apresentou aos alunos e disse que nos observaríamos por alguns dias. Logo em seguida deu inicio a aula de Língua Portuguesa e o conteúdo era a fábula “A cegonha e a Raposa”, a professora desenvolveu as atividades através de interpretação de texto, contou a história dando exemplos utilizados na sociedade. Logo iniciou as atividades na lousa onde todos teriam que copiar e responder.

Em seguida foram para o intervalo, ao retornaram para a sala tiveram aula de Artes com outra professora onde foi feita outra atividade sobre o dia das crianças, Ajudamos a professora distribuindo as  atividades e auxiliamos aqueles que tinham certa dificuldades. E por fim a ultima aula foi de matemática, e o conteúdo foi multiplicação. A professora utilizou a lousa para passar os exercícios que ficaram como tarefa.

Segundo dia: Observação no 4°B. A acolhida e a oração são feitas em sala de aula. Todos aguardavam a professora regente em sala de aula, sentados e organizados para que pudessem começar a acolhida e a oração do dia. Após a chegada da professora e após o término da acolhida, foi feita a chamada, em seguida, fui apresentada a turma. E em seguida deu início a aula que era de Ciências fizemos uma roda onde a professora primeiramente mostrou uma imagem de uma pirâmide que estava dividida em quatro partes a primeira que era o topo da pirâmide estavam ilustrados os alimentos de energéticos extras, em seguida os construtores, os reguladores, e por fim os energéticos os alunos dialogaram juntos com a professora. E cada um disse de quais frutas, verduras, e massas mais gostavam e quantas vezes na semana comiam. Logo em seguida a professora distribuiu um texto chamado “Cenoura? De jeito nenhum!”. Juntos fizeram a leitura, mas logo veio o intervalo. Assim que voltaram a professora a professora distribuiu uma atividade de caça – palavras, que deveriam ser colado no caderno, eles teriam que encontrar o nome das verduras e pintá-los. E por ultimo tiveram aula de Artes, nessa aula eles tiveram desenhos e pinturas livres com tinta guache.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com