TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio ensino fundamental

Por:   •  12/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

                [pic 1]

                 RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio

Dados do(a) estagiário(a)

Aluno (a): Rafaela Ventura Carneiro

RA: E0401214

Curso: Pedagogia - EAD

Polo: Recife

Dados do local de Estágio

Nome da instituição: Escola Municipal Duque de Caxias

Diretoria/Secretaria responsável pela supervisão da instituição: Município de Jaboatao dos Guararapes

CNPJ (instituições particulares):      

Endereço: Parque Ribeiro De Brito, SN - Sucupira, Jaboatão Dos Guararapes - PE

Cidade: Jaboatão dos Guararapes

Estado: Pernambuco

Telefone da instituição Diretoria/Secretaria: (81) 3455-0663

Diretor(a) : Kethlen Santos de Souza Ximenes

Responsável pela orientação pedagógica da instituição (se houver):  

Nome: Gleicy Kelly Santos da Silva

Cargo/Funcão: Coordenadora

ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL – DE 1º A 5º ANO

Período da realização do estágio: De 05/08/2022 a 16/09/2022.

Total de horas realizadas: 112 horas.

Você deve preencher os itens a seguir de forma clara e objetiva, de acordo com as observações/intervenções realizadas no período do estágio.

OBSERVAÇÕES GERAIS

1) Como são organizadas as turmas? (por série, por ciclo, por módulos...)

Organização da escola se dá por séries.

2) Espaços internos e externos disponíveis para o desenvolvimento do trabalho docente:

Secretaria/Diretoria, Salas de aula, Pátio, Quadra.

3) Recursos materiais disponíveis para o desenvolvimento das atividades pedagógicas:

Livros didáticos e paradidáticos, jogos educativos, tablet, material áudio visual, material do laboratório de robótica, material do laboratório de matemática.

4) Há atividades permanentes, que estão na rotina da sala(s) em que você realizou o estágio? Quais? Descreva como são organizadas e desenvolvidas.

Oração, conversa informal e atividades de casa classe (são condicionadas a flexibilização de cada disciplina).

5) É desenvolvido trabalho com projetos? Se sim, escolha um desses projetos e descreva-o sucintamente. Coloque o nome do projeto, objetivos, tempo de duração, organização do espaço, materiais utilizados e forma de avaliação.

Sim, Projeto: “ESCOLA QUE LÊ, FAZ A MUDANÇA ACONTECER”, tem como objetivo desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando o prazer pela leitura e escrita nos estudantes, proporcionando aos mesmos uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora do ambiente escolar. O projeto é realizado durante o ano leitivo, cada aluno recebe 2 livros por bimestre. Como estratégias didáticas, serão realizadas contações de histórias, rodas de leituras, confecção de cartazes, leitura individual e compartilhada, utilização do cantinho de leitura na sala de aula, produção textual de diversos gêneros textuais de forma individual e coletivo e releitura através de desenhos, além das culminâncias com releituras dramatizadas ao término de cada bimestre, que servem como vavaliação para o projeto.

6) É desenvolvido trabalho com jogos, brinquedos e brincadeiras? Escolha uma dessas atividades e descreva-a sucintamente. Coloque o nome do jogo/brinquedo/brincadeira, objetivos, tempo de duração, organização do espaço, materiais utilizados e forma de avaliação.

Sim, uma dessas atividades é o "Soletrando" , que consiste em ditar palavras para os alunos soletrarem. O aluno que soletrar corretamente ganha um brinde. Tem como objetivo, incentivar os alunos a estudarem a escrita correta das palavras e auxiliar no vocabulário. Esse jogo acontece durante algumas aulas de Lígua Portuguesa, geralmente nos 30 minutos finais dessas aulas. A avaliação ocorre cotidianamente observando a evolução dos estudantes.

7) Descreva uma atividade voltada ao trabalho com a área da Matemática, os objetivos, tempo de duração, organização do espaço, organização dos alunos (individual/ em grupo), materiais utilizados e forma de avaliação.

Projeto: "Matemática sem medo", que twm como objetivo construir aprendizagens consistentes no componente Matemática, nas turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A Metodologia utilizada será através de aulas teóricas e práticas para os estudantes, recorrendo a jogos, brincadeiras, gincanas, manuseio de material concreto etc, confecção de cartazes e sistematização de conceitos, momentos de formação para os docentes a fim de que possam aprimorar sua didática e metodologia de ensino e aulões uma vez por semana para as turmas de 4º e 5º anos, junto à gestora Kethlen Ximenes. O projeto é aplicado no decorrer do ano letivo e a avaliação será bimestralmente, através do Conselho de Classe, e cotidianamente observando a evolução dos estudantes.

8) Descreva uma atividade voltada ao trabalho com a área da Linguagem, (Língua Portuguesa,  Língua materna, para populações indígenas, Língua estrangeira moderna) - os objetivos, tempo de duração, organização do espaço, organização dos alunos (individual/ em grupo), materiais utilizados e forma de avaliação.

Projeto: "Mala de Leitura" tem como objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura que levem o aluno a ter maior autonomia sobre o mundo letrado que o cerca. Este projeto se estenderá durante todo o ano letivo, e sua metodologia contará com as seguintes estratégias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com