TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ensino fundamental 1

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.589 Palavras (19 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS – UniEVANGÉLICA

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR IV

REGÊNCIA  

Anápolis

2013

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR IV

REGÊNCIA

Relatório de Regência  na disciplina de Estágio Curricular IV do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA para obtenção de nota de    3ª V.A,tendo como orientadora a ProfªCláudia Regina Major

Anápolis

  2013

ÍNDICE

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ATIVIDADE DESENVOLVIDA        

3.        ATO NORMATIVO DE AUTORIZAÇÃO DA ESCOLA:        

4.        OBJETIVOS E FINALIDADES DA ESCOLA:        

5.        FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES:        

6.        OBSERVAÇÃO DAS AULAS:        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS:        20

[a]


  1. INTRODUÇÃO

           O Estágio supervisionado como componente curricular do curso de Pedagogia e conjunto de atividades que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos.

 Objetivou-se analisar e compreender as características do espaço escolar na singularidade para que os alunos possam informar-se sobre o seu funcionamento, suas deficiências e suas possibilidades e como a escola se organiza para resolver conflitos, dificuldades e enfrentamento, suscitar também questionamentos sobre a prática Pedagógica na sua singularidade, possibilitando a opressão das condições determinantes que interferem na educativa e nos sujeitos envolvidos.

Foi observada a escola Municipal presbiteriana Orvalho do Hermom, que se localiza na Rua Itália, no bairro Santa Isabel. A escola possui uma ótima relação com a comunidade.

          Foram observadas as rotinas desenvolvidas em sala de aula do 1º ao 5º do ensino fundamental, entre o dia 20/03/2013 ao dia 19/04/2013.  Que sempre foram seguidas as orientações dos conteúdos da educação básica.

O presente relatório será apresentado obedecendo à seguinte ordem: Introdução, atividades desenvolvidas, considerações finais e anexos.

2. ATIVIDADE DESENVOLVIDA:

  1. OBSERVAÇÕES DA ESCOLA: (21/03/2013)

A escola localiza-se na Rua Itália, no bairro Santa Isabel. O edifício possui uma boa estrutura, passou por reforma e têm espaço de lazer e recreação coberto. A relação que a escola possui com a comunidade e de muita satisfação, os pais demonstram isso por ter uma escola bem administrada, com uma equipe preparada para ensinar e educar seu filho para estar preparado para essa sociedade competitiva. Além de a escola localizar-se em um setor residencial, facilitando a locomoção das crianças. Em suas proximidades existem casas residenciais e shopping de lazer.

A diretora participa ativamente da rotina escolar, desde a organização pedagógica, administrativa e as relações interpessoais da mesma, sempre disposta a ajudar tanto nos aspectos administrativos, quanto nos relacionamentos: Entre pais, alunos e funcionários.

  1. PROJETOS POLÍTICOS PEDAGOGICOS:

A construção do PPP carrega consigo, em sua própria definição a essência da cidadania. Esta implantação é a prática pedagógica de toda escola que quer ser libertadora, critica, cidadã, interagindo na escola. É através dessa pratica que surge a esperança da construção se sociedades mais justas, democráticas, solidaria e participativa. Esse processo foi fruto da interação entre os objetivos e as prioridades fixadas Pela coletividade na construção de uma nova realidade.

O período do projeto foi de Janeiro a Maio de 2007, sendo que em Janeiro de 2012 alguns itens foram reestruturados.

O PPP terá vigência de 04 anos, sendo avaliada constantemente das propostas, metas e ações que almejam alcançar, uma educação de qualidade.

  1. DIAGNÓSTICO LOCAL:

Esta unidade escolar surgiu a partir da necessidade de apresentada pelos setores vizinhos á vila santa Isabel. No prédio funcionava a escola Deyse Fastone, conveniada Estadual, que por muitos esteve ativa ocupando o prédio e oferecendo um trabalho amplo comunidade.

  1. ATO NORMATIVO DE AUTORIZAÇÃO DA ESCOLA:

Em 2004 a referida escola restringiu seu funcionamento ao turno matutino, em virtude de decisões governamentais, o que de certa maneira deixou a comunidade em falta. A escola Presbiteriana Orvalho do Hermom para atender a essa clientela, propondo a atender alunos da alfabetização a 4ª série, estendeu-se também ao matutino, perfazendo um total de 11 turmas atendidas de 1ª a 4ª série.

A partir de então de 2004 e 2005 a escola Maria Rotary Dona Saudita, passou a funcionar com extensão no prédio da igreja Presbiteriana Orvalho do Hermom, que se organizou para criar uma escola definitiva no prédio que possui estrutura física adequada para o bom funcionamento de uma escola. Estabeleceu então a data de 02/01/2006 para a criação definitiva da escola Presbiteriana Orvalho do Hermom.

A escola Presbiteriana Orvalho do Hermom surgiu em 2 de Janeiro de 2006 e está situada no Bairro Santa Isabel, CEP 75083-310 na cidade de Anápolis-go.

  1. OBSERVAÇÃO DAS DEPENDENCIAS DA ESCOLA COMO: ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA E SEU ENTORNO: (22/03/213)

Esta localizada em local de fácil acesso próxima a shopping, farmácia e igreja. Possuindo ótima aceitação na comunidade e funciona em prédio próprio. Seus processos administrativos e como todos os equipamentos para um bom funcionamento da escola, visando servir a comunidade em suas necessidades.

A escola funciona em um prédio com uma área com uma área construída onde contém as seguintes características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com