TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnico-Raciais na Educação e Educação Indígenas.

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso:  Pedagogia

Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação e Educação Indígena

Professora:  Dra. Terezinha Bazé de Lima

Aluno(a): Rita de Cássia Moraes Hirahara  RGM: 053.2678   Polo: Jardim

Atividade 02 - AULAS 06 a 08 ( VALOR 5,0 PONTOS)

Estudo Dirigido

1 – Descreva sobre origem da História Africana, Línguas Africanas no Brasil e diversidade cultural, musical e religiosa.

Um dos grandes problemas no ensino brasileiro é a falta de informação sobre a História Africana, causando grandes consequências para os afrodescendentes e também para os brasileiros, não esquecer que os povos africanos foram os grandes responsáveis pela história do Brasil, mas sua cultura, costumes, a propostas política trazidas por eles são difíceis de serem reconhecidas na história do Brasil, devido ao descaso e o desconhecimento da base africana.

 Devido ao tráfico de escravos por mais de três séculos, onde entraram mais de 3.600,000 africanos no Brasil e existe a presença de línguas africanas no nosso território. No século XIX chegam escravos de todas as regiões, mas predominam de Angola e Moçambique, na África são faladas mais de 2000 línguas, aqui no Brasil não se tem certeza do número de línguas que chegaram aqui, mas se sabe que na área atingida pelo tráfico são faladas cerca de 200 a 300 línguas. Quando os africanos eram trazidos para o Brasil, eles também traziam com eles sua cultura, sua religião. A religião predominante da África é o candomblé, quando chegaram aqui no Brasil estavam com medo, saíram do seu país como pessoas livres e chegando aqui foram tratados como objetos, escravos, mas nunca esqueceram sua fé, suas crenças, foi quando surgiram os cultos.

No período colonial a mão de obra escrava predominava na lavoura, mineração e na cidade, e com isso os africanos cantavam músicas de trabalho que acompanhava seus movimentos em seus trabalhos, ainda havia as músicas de dançar, essas eram músicas instrumentais, ou cantadas ligadas à dança, já as músicas de rezar, eram músicas de danças e contos religiosos e também das manifestações religiosas afro-brasileiras e ameríndias.

2 – Abordar sobre o índio hoje e o índio de ontem no período pré cabralino, a Arte e a Cultura indígena.

                    Os índios brasileiros vivem utilizando recursos do meio ambiente, eles caçam, pescam, coletam e produzem elementos necessários para suas atividades, a terra pertence a todos e cada um, tira dela o que precisa para sobreviver, nas aldeias existem uma divisão de tarefas as mulheres o cuidado com a casa, as crianças e a roça, o homem pela defesa, pela caça e pela colheita de alimentos da floresta, os homens e mulheres mais velhos adquirem grande respeito por todos da aldeia. As autoridades têm uma preocupação muito grande em manter a diversidade cultural dos índios, devido ao conhecimento que eles têm de suas plantas que devem ajudar na medicina, na área da educação a língua tucana, e comparada pelos linguistas como uma língua grega por sua riqueza estrutural. A arte indígena faz parte do cotidiano dos indígenas, como exemplo a pintura corporal pode ser usada para identificar o grupo que cada indivíduo pertence, fazem trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros, alguns índios trabalham com madeira, a pintura e o desenho indígena estão sempre ligados a cerâmica e a cestaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com