TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações étnicas

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

a) Como você definiria “Cultura”? ( de 5 a 10 linhas)

A cultura é a construção de cada grupo étnico e faz parte da sociedade como um todo, no que diz respeito ao conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente no seu grupo social, mas em toda a sociedade. É a expressão, valores e identidade de cada povo e cada povo tem sua forma de pensar, sentir e de viver, assim pode-se dizer que nenhuma cultura é considerada como sendo melhor ou pior, todas têm suas especificidades como cada sujeito que vive em sociedade.

b) Scottá (2014), nos mostra os principais conceitos ligados à cultura. Cite e explique cada um deles;

– aculturação: contato entre grupos de indivíduos de diferentes culturas e que geram mudanças nos modelos culturais do início. Primeiro, o individuo vai selecionar características culturais. Segundo, ele vai reinterpretar estes elementos. Por fi m, ele vai reestruturar o conjunto.

– subcultura: cultura própria de um subgrupo social. A subcultura tem as mesmas características da cultura da sociedade.

– contra-cultura: subcultura contra características dominantes da cultura da sociedade. Este subgrupo quer fazer reconhecer as suas próprias normas e valores. Por exemplo, os punks são contracultura.

2- Explique o que você entendeu sobre o que é Identidade Cultural? ( de 5 a 10 linhas)

Cada indivíduo tem a sua identidade cultural, e essa identidade está diretamente ligada com o que somos e como vemos o mundo. Ela se constrói no decorrer de nossa vida e do meio em que estamos. Por tanto a cultura do local onde vivemos influencia em nossa identidade e características.

É um meio de desenvolver relações em sociedade, respeitar as diferenças, desenvolver valores e pontos positivos e negativos, para que possamos ter uma convivência social sempre melhorada, e repensada.

3- Explique a diferença entre Etnografia , Etnologia e Antropologia?

* Etnografia – descrição sistemática das culturas. Nesta etapa os dados são produzidos pela observação direta de uma sociedade in situ.

* Etnologia – primeiro passo em direção à síntese. Os dados levantados em trabalhos de campo são analisados e cruzados, buscando formar um conhecimento mais abrangente sobre uma determinada sociedade. No Brasil o termo “etnologia” é associado ao estudo das etnias indígenas. Contudo, em alguns países a etnologia é voltada para ao registro dos saberes e fazeres tradicionais, em uma estreita relação com o folclore.

* Antropologia – último estágio, passo final em direção à síntese com base nas conclusões obtidas pela Etnografia e pela Etnologia. Dessa forma é possível construir um conhecimento lato sensu acerca das culturas humanas, conhecimento esse que integra as matérias lecionadas nas escolas e universidades.

4- Você observou , nas leituras da aula 2, que Santos (2008), faz alguns questionamentos sobre a desigualdade social. Como você responderia a esses questionamentos feitos por ela:

- O que nos difere do “outro”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com