TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

Faiara- Faculdade Integrada de Araguatins

Licenciatura em Pedagogia

Ludimila Sousa Ferreira

A Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann

Araguatins-To

2016

Niklas Luhmann, um sociólogo alemão de bastante prestígio,  tanto em seu país quanto no mundo todo.
A teoria de Luhmann, possui uma difusão com auxilio da biologia, da cibernética e da matemática, ele repele a noção de sistema como todo composto de partes na busca de essência dos elementos. Concebe os sistemas sociais funcionalmente diferenciados, autopoiéticos e autorreferenciais. Luhmann propõe uma teoria dos sistemas que se regra pela diferenciação entre sistema e entorno.

Niklas Luhmann, segue a dedicar-se da mesma forma ao estudo da sociologia de Talcott Parsons, o conceito de Luhmann é um dos temas mais contraditados das ciências sociais no século xx, não por ser novo, pois muito antes dele, outros sociólogos haviam dado centralidade ao conceito, entre eles, Parsons . Os sistemas sociais autorreferenciais tem a capacidade de agir baseando-se em suas próprias ações constituintes, e são autopoiéticos porque  tem a capacidade de autoproduzir-se a partir de critérios de seu próprio ambiente.
O processo de comunicação é o elemento básico de reprodução no sistema social para Luhmann, os sistemas sociais são baseados na comunicação. É o elemento central para análise sociológica desde as teorias de Max Weber. Dois aspectos centrais na interpelação teórica de Luhmann são a complexidade e a diferenciação social, os sistemas sociais se  formam para reduzir a complexidade do mundo, a constituição da diferença entre sistema e meio dentro de um sistema cria novos sistemas, novos meios, cada diferenciação de um sistema pode ser chamado de complexo quando possui mais possibilidades do que pode realizar em um exato momento, ou seja, quando não consegue contravir de imediato a todas as relações entre os elementos, e nem todas as possibilidades podem realizar-se. Toda diferenciação, provoca a redução de complexidade.
A relação entre sujeito e objeto não estão presentes na proposta teórica de Luhmann, nem sujeito, nem objeto, tanto o sujeito cognoscente, como a sociedade não podem comunicar-se entre diretamente.
Segundo Leo Rodrigues e Fabrício Neves (2012, apud MOREIRA MELO JR, Luíz Cláudio, p.117): [...]"a sociedade como um sistema autopoiético formado por comunicações que se estabelecem recursivamente é um sistema que se autodescreve."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com