TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha teoria geral dos sistemas

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teoria Geral da Administração - TGA

.

Teoria Geral dos Sistemas

Do atomismo ao sistemismo

(Uma abordagem sintética das principais vertentes contemporânea desta Proto – Teoria)

UHLMANN, Günter Wilhelm. Teoria Geral dos Sistemas: Do Atomismo ao Sistemismo. Versão Pré – Print. São Paulo 2002

Graduado em Administração - Faculdades Integradas de Guarulhos (1979) e mestrado em Administração pela Universidade Guarulhos (1999), Doutorado (incompleto) em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e MBA em Gestão de Instituições de Ensino (UnG). Atualmente é colaborador do Instituto Siegen, Diretor de Curso e Professor Titular da Universidade Guarulhos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organização e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, administração, modelos de gestão, complexidade e organização. 
             O autor inicia falando, de um modo geral a respeito do tema central do trabalho, que é a Teoria Geral dos Sistemas: do Atomismo ao Sistemismo. De forma sucinta, o autor insere um pouco da história do desenvolvimento do pensamento, passando pelo paradigma Renascentista, Mecanicista, Determinista e Relativista, elencando os principais nomes de cada fase, como por exemplo, Nicolaus Copernicus, Isaac Newton, Augusto Comte, Albert Einstein, entre outros. Até chegar ao Sistemismo, de fato, destacando suas principais abordagens, tais como a filosofia de sistemas, engenharias de sistemas, análise de sistemas, gestão e pesquisa empírica.

Após isso, é brevemente falado sobre a Teoria Atomista ou Atomismo, ressaltando sua aplicação nos dias de hoje e também seus problemas. O Holismo e seus problemas aparecem mais para esclarecer uma possível comparação com o Sistemismo. É quando então, tal teoria é exposta de forma mais abrangente, mostrando suas principais vertentes no Oriente, representados por Avanir Uyemov e Alexander Bogdanov, que identificou 3 tipos de sistemas: Complexos organizados, Complexos desorganizados e Complexos neutros. Outro grande nome dessa época foi V.G. Afanasiev, que definiu 2 tipos de sistemas, os Autogovernados e os Governados(dirigidos). Já no Ocidente, Ludwig von Bertalanffy que definiu sistema como um conjunto de elementos em inter-relação entre si e com o ambiente. Daí são exploradas cada uma das características dos Sistemas, utilizando figuras, imagens, diagramas para melhor compreensão. Dentre as quais destaca-se a entropia.

Por fim, Uhlmann nos mostra a conceituação de Ambiente através da visão de Umwelt e dos sistemas sociotécnicos através de Churchman. E conclui falando sobre os parâmetros básicos e evolutivos da Teoria Geral dos Sistemas.

O trabalho de Gunter contribuiu no o entendimento e na difusão do pensamento sistêmico. Utilizou-se de inúmeros conceitos relacionados a cada uma das vertentes que se propôs a explanar. Esclareceu, a partir de várias visões a chamada Teoria Geral dos Sistemas, que mesmo inacabada, possui grande valor em nossa chamada Era da Informação. Buscou traduzir de forma clara, suas características determinantes, montando assim, um trabalho que auxilia em teses acadêmicas nas áreas de Administração, Gestão de recursos humanos, Ciências Sociais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com