TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro Didática de José Carlos Libâneo

Por:   •  20/8/2020  •  Resenha  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  2.201 Visualizações

Página 1 de 6

LIBÂNEO, José Carlos. didática. Cortez Editora, 2017.

Resenha Crítica do Livro Didática de José Carlos Libâneo

(CAP. 5 ao 8)

CAPÍTULO 05 – Fatores que influenciam no estudo ativo

No quinto capítulo Libâneo (2017) faz uma relação entre o processo de ensino, mencionado no capítulo quatro, e o estudo ativo, definido como uma atividade que visa o favorecimento da aprendizagem ativa do educando, ou seja, o discente atua na construção do conhecimento e deve dialogar de maneira horizontal com o educador.

De acordo com o texto, o professor pode dirigir, estimular e orientar as condições internas e externas ao ensino, percebendo os fatores que influenciam positiva e negativamente na vida do educando.

Para isso, é necessário que o professor conheça seus alunos, sua realidade de vida, sua comunidade, ou seja, o contexto social vivido pelo aluno. Libâneo (2017) destaca que há vários fatores que influenciam o estudo ativo para estudar e aprender. Nesse sentido, destaca:

1. O incentivo ao estudo – o conjunto de estímulos que motivam o educando.

É fato que se os pais se dedicam ao estudo, há uma maior propensão do filho também se dedicar, geneticamente falando, mas o que ocorre é que no Brasil apenas os filhos de classe mais favorecida economicamente estudam em escolas particulares, que possuem diferentes estruturas físicas, com tecnologias de última geração, que proporciona um aprendizado diferenciado e mais interativo, ou seja, com aulas mais atrativas e lúdicas.

Os filhos da população pobre, em sua grande maioria negros e favelados, ficam na dependência das escolas públicas ofertadas pelo Estado, que possuem muitas dificuldades estruturais, falta de professores e material escolar adequado. Fora as intempéries meteorológicas e ações de violência que impedem o devido funcionamento da unidade escolar. As salas de aula são as mesmas há séculos, não há um investimento em políticas de educação e capacitação da classe trabalhadora da educação, portanto, diante dos fatos relatados, os alunos não acham a escola atrativa e interessante e por isso, não tem vontade de permanecer e aprender.

2. As condições de aprendizagem - para ofertar condições mínimas de aprendizagem a escola deve conhecer os discentes e as condições sócio –culturais em que vivem

Não adianta o professor explicar sobre alimentação saudável e informar ao aluno que ele deverá comer frutas e legumes, se a família não possui condições de fornecer uma alimentação adequada em casa, porque vive em condições precárias e sub-humanas.

Cabe ao professor e a gestão escolar conhecer os discentes, a cultura e a arte local, assim como, as deficiências e as expectativas da comunidade para que a escola se torne parceira da família e ativa no acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.

3. A influência do professor e do ambiente escolar

Certamente o professor e o meio influenciam a vida do educando, por tanto, os profissionais da educação devem compreender que não há neutralidade nas informações transmitidas em sala de aula, toda informação é subjetiva e por isso, o compromisso dos educadores na formação do discente.

“Não existe neutralidade possível: o intelectual deve optar entre o compromisso com os exploradores ou com os explorados”.

Fernandes, Florestan (1986)

CAPÍTULO 06 – A importância dos objetivos educacionais

No capítulo seis, o autor aborda o processo de ensino aprendizagem, através da determinação dos objetivos, métodos de ensino e conteúdos que devem ser relacionados para que os educandos tenham um melhor aproveitamento dos estudos.

A prática educacional baseia-se nos objetivos educacionais, que geralmente, são definidos e sistematizados no plano político pedagógico da escola e no plano de trabalho da disciplina. Os objetivos são fundamentais para determinação de propósitos definidos e explícitos quanto às qualidades humanas (valores).

Para Libâneo (2017) os objetivos devem seguir as seguintes referências para a formulação: a) deve estar baseado na legislação educacional vigente; b) deve priorizar os conteúdos básicos das ciências, produzidos na história da humanidade (caráter científico); e c) deve atender as expectativas e as necessidades dos educandos (relevância social). As três referências devem, juntas, compor o ambiente escolar na perspectiva de trabalhar os conceitos de sociedade, ética e cidadania.

Os docentes ao planejar as aulas traçam objetivos com vistas a conseguir o entendimento do conteúdo pelos discentes. Por isso, a importância do planejamento prévio e didático das aulas, que mesclem o ensino básico dos conteúdos com atividades lúdicas e práticas.

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.

Jean Piaget

CAPÍTULO 07 – Garantir a solidez dos conhecimentos

Os métodos de ensino são determinados pela relação entre objetivos e planejamento do conteúdo, através de metas determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com