TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Texto “A historia da arte no Brasil”

Por:   •  4/4/2020  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre texto “A historia da arte no Brasil”

O texto “A historia da Arte no Brasil” de Ferraz e Fusari descreve muito bem os períodos históricos artísticos vividos no Brasil e cita que o estudo da historia da arte no Brasil não se trata apenas disso. Para total assimilação de todo o percurso histórico é preciso analisar acerca de todos os aspectos artísticos presentes nas devidas épocas, onde são relativizados por historiadores e estudiosos onde não tem visões neutras sobre as questões histórico-culturais estudados pelos mesmos, portanto é necessário repensarmos a respeito de nossa própria visão construída ao absorvermos todas as informações propostas por eles, onde devemos considerar todo o contexto artístico e sua influencia.

Pelo que sabemos, os períodos históricos do Brasil foram:

  • Arte na Pré-História brasileira
  • Arte do período colonial
  • Arte brasileira do século XIX
  • Arte moderna e contemporânea do Brasil

Onde nesses períodos houve outras vertentes que foram influentes em todo o contexto histórico no Brasil, desde arquitetura e literatura até tendências  de moda da época.

Arte Pré-histórica: Arte Rupestre e Indígena

A arte rupestre em maior parte era expressa de forma mais rústica e simples, feito em objetos e rochas onde pintavam, desenhavam e esculpiam suas rotinas e o modo de vida. Este período da arte é datado por volta de 30000 e 8000 a.C. onde se espalha por todo o mundo com as mais diversas formas de expressão, no Brasil há diversos sítios arqueológicos por todo país onde a maior parte se encontra nas regiões norte e nordeste.

A arte Indígena é expressa em maior variedade com relação a rupestre, dentre suas principais características esta as dança, pinturas ornamentais, esculturas e objetos, onde atribuem grande significado espiritual e em grande parte também corelacionados a natureza que fazem grande parte de toda a contextualização da cultura indígena. Neste período nota-se também que houve a utilização de objetos específicos para “fazer arte” como instrumentos, objetos para pintura, adornos, entre outros.

Arte no Período Colonial: Arte Missionária e Barroco

Período Missionário

O período da arte missionária tem como um de suas características principais a grande influencia da cultura holandesa presente na maior parte dos estados do nordeste do Brasil e também pela igreja, mostrados na pintura e na arquitetura, onde no primeiro segmento do período eram construções frágeis e simples, já as arquiteturas seguidas do século XVII seguiram o modelo arquitetônico erudita.

 Período Barroco

Provinda dos europeus do período do século XVI este período caracteriza-se por manifestações artísticas presentes nos séculos XVII e XVIII, onde apresentam a arte de uma forma mais independente e com menos influencia Eurocentrada, assim favorecendo o contexto artístico nacional. O Barroco se desenvolveu especialmente no nordeste e em Minas Gerais, onde seus principais aspectos eram desenvolvidos na arquitetura e na escultura sacra, porem com fortes manifestações na literatura, musica, teatro e social onde se destacam diversos artistas utilizados como referencia até os tempos atuais. Em Minas Gerais com a descoberta do ouro acabou marcando o período principalmente por riquezas, devido grande utilização do ouro e alto cunho de prosperidade chamado como Barroco Mineiro. Devido a prosperidade material muitos artistas discriminados pela sociedade atingiram prestigio no meio artístico, onde contribuíram muito para o segmento da musica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com