TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Tipos Textuais

Por:   •  22/11/2020  •  Resenha  •  4.035 Palavras (17 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

instituto federal de educação, ciência e tecnologia do amazonas

campus manaus centro

Técnico em segurança do trabalho

[pic 2]

SADAM WITALO DA SILVA GOMES

Pesquisa bibliográfica sobre variação linguística

manaus - am

2020

SADAM WITALO DA SILVA GOMES

Pesquisa bibliográfica sobre variação linguística

Trabalho de Pesquisa Bibliográfica apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Português Instrumental do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro – IFAM/CMC.

Orientador: Prof. Me. Vilma de Jesus de Almeida Serra

manaus - am

2020

  1. Introdução

A variação e a mudança da linguagem têm sido objeto de pesquisa de pesquisadores em alguns países, mas na década de 1960 surgiu um poderoso modelo sociolinguístico. O entendimento é que a variação e a mudança da linguagem são inerentes ao próprio sistema e podem ser controladas por fatores internos (estruturais) ou restrições externas (sociais, de contexto, de discurso, etc.).

Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) propuseram em um conhecido artigo sobre o assunto que, além de aspectos internos, fatores externos também são cruciais para a compreensão de fenômenos variáveis, e assumem que alguns deles podem ser causados ​​por essa situação. razão s. Mudanças e mudanças de linguagem. Assim, por exemplo, classe social, sexo e idade do falante são variáveis regulares na analise e explique vários fenômenos da linguagem. O papel das variáveis ​​de estilo também desempenhou um papel importante, especialmente na relação entre ele e o gênero do falante (Labov, 2008 [1972]). A variável de gênero foi discutida e rediscutida de uma perspectiva social e cultural (Labov , 2008). 1990 e 2001).

Labov (1990; 2001) continuou uma discussão borbulhante sobre o papel do gênero em vários fenômenos linguísticos e, com base no gênero do falante, os métodos biológicos assumiram a codificação necessária para tornar a pesquisa e a interpretação baseadas no gênero comparáveis. Sexo, abordagem sócio-cultural.

Ele observou que de acordo com o tipo de mudança, o efeito de gênero apresenta diferenças interessantes (Labov, 2001: 262; 366), e o comportamento conservador em mudanças estáveis: conforme muda a consciência social (de cima para baixo), as mulheres Use variantes de maior prestígio do que os homens. Porém, nas mudanças sem consciência social (mudanças a partir de baixo), é também o lugar onde as mulheres usam as formas mais inovadoras. Ele acredita que é difícil conciliar esse comportamento duplo e reconhece o paradoxo de gênero originalmente proposto: "As mulheres estão mais em linha com as normas sociolingüísticas claramente definidas do que os homens, mas quando as normas de gênero e gênero não são claras, a adesão das mulheres é pior do que os homens. (Labov, 2001: 293).

Portanto, os autores apontam que à medida que o paradoxo de gênero muda, termos relacionados ao aumento do uso de variantes prestigiosas (comportamento conservador) ou ao aumento de variantes inovadoras (comportamento progressivo) parecem ser mais bem definidos como conformidade ou não conformidade. Comportamento submisso. . Portanto, do ponto de vista da consistência ou inconsistência, Labov (2001: 367) acredita que “o paradoxo de gênero pode ser reformulado como o paradoxo da consistência, que pode ser melhor estabelecido a partir dos aspectos opostos de consistência e desvio: as mulheres se desviam das regras O grau de padronização é menor do que o dos homens, mas se não houver estipulação de desvio, o desvio das mulheres é maior do que o dos homens ”.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para tentar compreender a organização social da linguagem, muitos estudos sociolingüísticos utilizam uma estrutura de referência básica além de um único falante, que é entendido como a base relacionada a cada idioleta. Essa unidade social é uma comunidade de fala, que tem duas funções na teoria sociolinguística. Em primeiro lugar, fornece uma base razoável para explicar a distribuição social de semelhanças e diferenças linguísticas, razão pela qual certos grupos de falantes têm características linguísticas diferentes de outros grupos de falantes.

Em segundo lugar, o conceito de comunidade fonética fornece uma base teórica para unir a fala de um único falante (este é o único objeto de linguagem que pode realmente ser observado) em um objeto maior, a linguagem (na verdade, estrutura). resumo). Vamos considerar esses dois pontos separadamente.

Primeiro, tratamos a comunidade da voz como um modelo explicativo das semelhanças e diferenças no uso da linguagem. Embora existam várias definições de comunidade de fala na literatura sociolinguística, podemos identificar um conjunto de características comuns que parecem chegar a um consenso.

A primeira dessas características organiza as semelhanças e diferenças de linguagem no uso da linguagem. Em contraste, depende do uso de características específicas da comunidade para definir a identidade de um membro coloquial da comunidade: usá-las indica que você é um membro e não usá-las indica que você é um intruso.

Nossa gramática canônica atual é uma herança da tradição clássica greco-romana, cujas normas normativas baseiam-se no conceito de linguagem homogênea, que é considerada um padrão abstrato que existe independentemente do indivíduo que fala a língua. As regras gramaticais são rígidas e fixas e, com base na literatura de alguns escritores portugueses e brasileiros, segundo Lyons (1979), constituem "erros clássicos" na tradição gramatical. A versão mais moderna da chamada gramática pedagógica, embora utilize vários textos da literatura e da mídia brasileira para atualizar os exemplos, costuma seguir os padrões prescritos pela gramática mais clássica.

Em termos de ensino, no que diz respeito aos conceitos de linguagem e gramática, em geral, a linguagem é considerada um sistema homogêneo, portanto, está fora de contexto histórica e socialmente porque nada tem a ver com os usuários. A gramática é considerada um repositório de boas regras de escrita e fala, organizadas de forma separada em níveis estanques (fonético, morfológico, sintático e semântico).

As atividades de ensino realizadas desta forma são basicamente classificadas, fora de sintonia com o uso real da língua, e dominadas pelos conceitos de “certo” e “errado”, entre os quais o correto é o que está de acordo com esta regra gramatical e tudo o que não está em conformidade com esta. As regras são classificadas como erros e devem ser corrigidas. Embora consideradas "tradicionais", essas fotos ainda podem ser encontradas em muitas escolas hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (690.9 Kb)   docx (600.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com