TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário A Educação Proibida

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  11.301 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do documentário A Educação Proibida

O documentário “A Educação Proibida” lançado no ano de 2012 é um projeto que envolve pesquisas em oito países distintos e mais de noventa educadores o qual tem por objetivo nos levar a refletir sobre a escola e seu papel na sociedade.

De forma bem fundamentada, podemos perceber no documentário as bases históricas do surgimento da educação prussiana relacionadas a guerra, a qual objetivava formar pessoas leais ao governo, ou seja, a educação era utilizada para um controle social, ela possuía uma função persuasiva e autoritária na vida das pessoas.

Esse modelo de educação foi se difundindo por todo o mundo, e no documentário conseguimos perceber as consequências dessa educação autoritária, ditadora, opressora e manipuladora, levando boa parte das pessoas a alienação e repetição de comportamentos.

Outro fato bem relevante, é a reflexão que podemos fazer entre o modelo de escola, o modelo de fábricas e o modelo de presídios, os quais chegamos a conclusão que são organizados da mesma forma, sirenes, intervalos programados, uniformes e comportamentos exigidos, por exemplo.

O modelo de educação da Prússia foi instituído no século XVIII e temos resquícios dele até hoje. No decorrer do documentário, fica muito claro para nós momentos da educação brasileira que retratam exatamente essa educação autoritária e, infelizmente, ainda temos muito dessas questões em nossas salas de aula, atualmente. Portanto, apesar de se tratar de uma educação que foi pensada e instituída a muito tempo, ela ainda é uma questão muito pertinente e atual a qual precisa ser discutida e refletida.

Outro ponto que chama muita atenção no documentário, que é uma crítica de muitos estudantes hoje, é o caráter conteúdista da educação que nos leva, muitas vezes, a memorização e não a compreensão. Hoje, no Brasil, temos uma prova externa que é referência para o ingresso no Ensino Superior, que apesar de ter uma redação dissertativa argumentativa de grande peso para pontuação, as outras questões são extremamente conteudistas as quais não tem muita aplicabilidade na vida cotidiana, portanto, com o documentário conseguimos começar a perceber mais da nossa educação.

O título do documentário chama muita atenção e cria muitas expectativas, e depois de assisti-lo, chagamos a conclusão que não há título melhor que esse.

As práticas que seguem contra a corrente do autoritarismo, dessa educação tradicional, são chamadas de proibidas, e desde sempre elas existiram. Podemos dizer que a educação voltada para a reflexão e formação de sujeitos críticos que temos hoje só é possível graças as correntes que foram contra essa educação tradicional a qual oprimia todos os educandos.

Portando, esse documentário é de extrema importância a todos que pertencem a área de educação para que compreendam melhor o cenário da educação atual, pois temos muitas heranças dessa educação iniciada na Prússia e para mudarmos posturas autoritárias, opressoras e alienantes precisamos, primeiro, conhecer da história da nossa educação, refletirmos sobre todo o contexto histórico envolvido para que possamos melhorar a educação atual, lembrando que nem tudo que é taxado como tradicional é sinônimo de opressão, também temos que considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com