TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta da matéria sociedade moderna e contemporânea

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno (a):  Gislaine Diaquino Ferreira Silva

RGM:        1474941                                                                                                             

Disciplina: Sociedade moderna e                                                                                                                             contemporânea

Tutor: Thais Campos Olívio

Modo de vida Bosquímano: trata de uma tribo africana que mesmo com muita pobreza e simplicidade eles eram uma tribo feliz. A caça é uma atividade típica dos bosquímanos, onde usavam arcos e fechas com um veneno na ponta da lamina para adormecer os animais, quando pegavam suas caças pediam desculpas para os animais explicando que era para alimentar sua família.

Organização social: vivem em pequenos grupos familiares, uma família de fica anos sem encontrar uma outra. A maior parte do tempo vive isolada dos outros povos do mundo ou até mesmo nunca firam homens civilizados.

Habitat: vivem no sul da África há pelo menos 100 mil anos, na região central do deserto do Kalahari. O deserto do kalahari é muito seco e quente. As aldeias construídas são feitas com cabanas de palhas, e os indivíduos se deslocavam em busca de caça e coleta, por isso, desenvolveram técnicas de sobrevivência através da retirada de água das plantas e do orvalho que era deixado durante a noite.

Justiça: não tem lei, policia juiz ou chefes. Ele não tem regras e nem obedecem nenhum tipo de autoridade, pois não tem noções de autoridades.

Política: dos bosquímanos, há dois líderes, onde um é o mais velho que compartilha com os demais suas experiências de vida e sabedoria e ou outro é o melhor caçador da tribo.

Economia: Com relação a economia desta população, eles retiram da natureza somente aquilo que é para consumo próprio, como por exemplo frutos e leguminoso, além da caça.

Educação: Vem dos mais velhos e  passam suas experiências para os mais novos. Onde eles não castigam as crianças e nem falam asperamente com uma criança e com isso naturalmente as crianças se comportam bem.

Modo de vida iswanos: Eles são divididos em classes sociais onde a diferença se dá pela riqueza de terras trazendo assim a diferença no poder econômico.

Organização social: Apesar de viverem em dois tipos de classes, o casamento só é possível se for com pessoas de classes distintas.

Habitat: Vivem em colônias e para o seu sustento, eles desenvolvem atividades agrícolas.

Justiça: Essa população possui uma autoridade superior onde há policiais e juiz que tem as suas leis com base na cultura Ocidental.

Política: Os iswanos seguem a política onde os mais velhos, os sacerdotes e ferreiros comandam a sua família.

Economia: Vivem da agricultura e do pasto, criam animais para a alimentação com isso a caça perdeu a força.

Educação: A população sabe ler e escrever, e no filme ainda mostra a chegada de uma professora para ajudar a melhorar o ensino dos iswanos.

Modo de vida sociedade moderna: Vivemos no meio de tecnologias, meio de transportes, onde o ser humano vive transformando os meios naturais para servi-lo. Temos regras e somos controlados o tempo todo por horários e calendários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com