TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Curso de Participação

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

PRIMEIRO CAPÍTULO

1) Ruan Díaz Bordenave (1994) apresenta duas bases que sustentam a participação: uma base afetiva e uma base instrumental. O que acontece se não houver o equilíbrio entre ambas as bases?

Bordenave afirma que caso não ocorra o equilíbrio entre ambas as bases podem ocorrer duas situações, com o predomínio da base afetiva as pessoas tendem a adquirir um comportamento que não visa a obtenção de resultados práticos, o que ele chama de participação consumatória. Já quando o predomínio é da base instrumental a participação transforma-se em instrumento para atingir objetivos, e nesse caso, as pessoas se coisificam.

2) Aponte as diferenças entre: “fazer parte”, “tomar parte” e “ter parte”.

“Fazer parte” seria a participação de forma passiva, é uma participação de nivel mais baixa como o próprio texto afirma que é possível fazer parte sem tomar parte

“Tomar parte” seria uma participação de forma mais ativa diferente do fazer parte.

“Ter parte” seria uma participação qualitativa nela o sujeito busca uma maior participação.

3) Como se caracteriza a “tomada de decisão” em um processo participativo?

O processo participativo faz com que o sujeito interaja com outros sujeitos, e essa interação promove o desenvolvimento pessoal de cada um dos envolvidos no processo participativo. O autor afirma que a participação é uma condição essencial para o desenvolvimento pessoal.

4) Por que segundo o autor do curso, a participação é condição de construção do conhecimento em sala de aula e na escola?

Porque não podemos acreditar que a construção do conhecimento surgira com um estalar de dedos, o professor deve promover a participação dos alunos através de atividades desafiadoras, envolventes e significativas. O verdadeiro conhecimento só será construído de forma qualitativa quando ocorrer a participação de todos os envolvidos.

SEGUNDO CAPÍTULO

1- Quais os argumentos do autor para afirmar que a escola é a sementeira da participação? Você concorda? Justifique.

Devido as crianças passarem a maior parte do dia na escola em contato com a produção intelectual e cultural da humanidade. A fragmentação curricular fez perder o sentido de um saber universal. Esse obstáculo pode ser vencido com a mudança de atitude dos educadores, mas para que essa mudança possa ocorrer devemos buscar a interdisciplinaridade. Concordo com o autor do texto ao afirmar que a escola deve ser um lugar de transformação e essa transformação ocorre quando damos importância a microparticipação em sala de aula.

2- Comente sobre a seguinte afirmação: “[...] a participação nos dá a oportunidade de construirmos nossa história e nossa identidade. Por que então, não começarmos pela escola e pelo pequeno-grande mundo da sala de aula?”

O papel principal da escola não é apenas a formação curricular, é na escola que formamos indivíduos para serem capazes de contribuir com a sociedade e essa contribuição será plena apenas caso o aluno se torne um cidadão participativo. Logo essa participação deve começar o quanto antes possível, deve aproveitar todas as oportunidades para estimular a participação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com