TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - CRIANÇAS

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, a criança tem ingressado na escola cada vez mais cedo. Esse ingresso geralmente já se dá por meio da escola de educação infantil. A própria legislação tem contribuído para que isso ocorra, antecipando, por exemplo, a idade obrigatória para o ingresso na escola de Ensino Fundamental. Porém, não podemos esquecer que quando as crianças começam a freqüentar a escola, trazem consigo experiências diversas referentes ao uso da linguagem escrita. Algumas destas, desde muito cedo, tem contato com livros, jornais, revistas, computador enquanto outras não. Caberá ao professor e, a escola de maneira geral, oferecer um ambiente rico em elementos escritos, com diversos tipos de materiais.

A adaptação escolar é um processo que vai exigir tanto a transformação da criança, que busca adequar-se a essa nova realidade social, quanto do educador e da instituição de ensino, que precisa se preparar para recebê-la. A criança deverá ser visualizada como ser completo, psicomotor, social, cognitivo e afetivo.

Dentre as interações sociais a formação do apego, do vínculo afetivo que se institui entre a criança e as pessoas com que tem maior proximidade de contato, se pautam em elementos condutuais, mentais e de sentimentos. Uma boa relação com o educador e com seu grupo é imprescindível para que a criança sinta a escola infantil como um espaço adequado, no qual se sinta motivada a estar.

A afetividade é um processo dinâmico do psiquismo, que evolui ao longo do desenvolvimento humano. Em alguns momentos ocorre a edificações mais íntimas, a construção do eu, com base em relações interpessoais, vida afetiva; e em outros a elaboração do real, conhecimento do mundo físico, atividade intelectual.

Inserir o afeto como parte do processo de conhecimento é importante. Possibilitar relações afetivas na sala de aula é função pedagógica, portanto está nos limites do que defendemos ser papel do professor articular sempre que possível os aspectos afetivos e cognitivos já que eles são o eixo da atividade pedagógica.
A criação de um vínculo pessoal intenso com cada criança por parte do educador, a relação globalizante mantida em sala de aula, a observação sistemática, sua atitude atenta às demandas infantis, sua atuação ponderada, aceitação real ou recusa, são condições determinantes da adaptação e da educação que se processará neste lugar, segregadora ou integradora.

Com certeza, a relação entre o educador e a criança se produz constantemente, mas em determinados momentos do dia ou em determinadas situações ganha uma relevância particular. Poderíamos assinalar como momentos especiais à acolhida e a despedida diária, assim como as situações vinculadas à alimentação, à higiene pessoal e ao descanso.

A criança pequena precisa de contato corporal, da transmissão afetiva do corpo para sentir-se acolhida e aceita, e de uma relação pessoal que compreenda formas expressivas. A voz do educador e sua forma de abordar corporalmente uma criança são recursos essenciais na constituição de uma boa relação educativa. A sala de aula é um ambiente onde as emoções se expressam e a infância é a fase emocional por excelência.

Como em qualquer outro meio social na escola existem diferenças, conflitos, situações que provocam os mais variados tipos de emoções, e ao professor cabe uma atitude corticalizada, racional para poder interagir com os alunos, buscando descobrir os motivos e compreendê-los. 

Podemos dizer que a escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sócio-afetivo da criança. Enquanto meio social é um ambiente diferente da família, porém, bastante propício no seu desenvolvimento, pois é diversificado, rico em interações e permite à criança estabelecer relações simétricas entre pares da mesma idade, e, assimétricas com os adultos.
Sob o ponto de vista do número de figuras de apego, é muito conveniente que as crianças tenham várias figuras de apego (a mãe, o pai, os irmãos, os tios etc). O mesmo se aplica no ambiente escolar pois não é saudável que a criança de Educação Infantil estabeleça esta relação de vínculo apenas com o professor de sala. É necessário que ela estabeleça essa relação também com outros professores e funcionários, bem como com os coleguinhas da escola, para que na falta de uma figura de apego ela não fique deslocada e permaneça integrada ao ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com