TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  15.240 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), a educação se compõe dos seguintes níveis e modalidades: Educação Básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o médio; educação superior.

O ensino infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. É oferecido em creches ou escolas equivalentes para crianças de 0 a cinco anos. Não há objetivo de promoção nas avaliações e a criança é avaliada mediante registro de desenvolvimento. É de responsabilidade do município e oferecido em escolas particulares.

A educação básica no ensino fundamental tem por finalidade desenvolver o educando e assegurar formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Pode ser organizada em séries ou ciclos de formação ou em base de outros critérios estipulados pela lei. Tem duração de nove anos e é obrigatória a partir dos 6 anos de idade. Procura desenvolver o aluno na escrita, cálculo, compreensão do meio social, natural e político, além da tecnologia e artes.

O ensino médio é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. Tem como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, dentre outras. Ambos são de responsabilidade do estado.

A educação superior tem por finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua. É de responsabilidade do estado e da união.

Há três modalidades de educação: a educação técnica de ensino médio, que tem como objetivo preparar o educando para o exercício de profissões técnicas. Pode ser aplicada articulada ao ensino médio geral ou subsequente ao ensino médio.

A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.

A educação de Jovens e Adultos é oferecida àqueles que não tiveram oportunidades educacionais na época certa, oferecendo oportunidades educacionais de acordo com suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com