TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Interação Interatividade

Por:   •  1/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

RESUMO: INTERAÇÃO/ INTERATIVIDADE 

Jacaraci – BA

2020

CARLA BEATRIZ SILVA LIMA

RESUMO: INTERAÇÃO/ INTERATIVIDADE 

Resumo Crítico apresentado à disciplina:

Introdução        ao        Curso        e        ao        AVA,

Universidade        Estadual        do        Sudoeste        da

Bahia        -        UESB        como        exigência        para        a

conclusão do Curso de Pós - Graduação

Lato  Sensu  -  Especialização  em  Mídias

na Educação.

Professor coordenador: Gidevaldo Novais

Jacaraci – BA

2020

O presente trabalho constitui num estudo sobre interação e interatividade utilizando os recursos tecnológicos como principal instrumento. O processo de interação inicia-se desde o nascimento da criança e continua por toda a sua vida, de forma que durante o crescimento são adquiridos posturas, hábitos e comportamentos necessários para convivência em grupo.

No artigo, Interação Mútua e Interação Reativa: uma proposta de estudo do autor Alex Primo, destaca os dois tipos de interação: mútua e reativa. A interação mútua se caracteriza como um sistema aberto, enquanto a interação reativa se caracteriza como um sistema fechado. A interação mútua forma um todo global. Não é composto por partes independentes; seus elementos são interdependentes. Onde um é afetado, o sistema total se modifica. Já os sistemas reativos fechados têm características opostas às relatadas há pouco. Por apresentar relações lineares e unilaterais, o reagente tem pouca ou nenhuma condição de alterar o agente

A forma de interagir estimula o desenvolvimento intelectual, promove idéias e atitudes positivas que contribuem para a formação de posturas e habilidades de forma que, o cidadão expõe as suas idéias e posicionamentos diante de determinados fatos.

No vídeo o professor e doutor Marco Silva, interatividade na educação, destaca alguns dos desafios enfrentados no mundo contemporâneo na educação, como a forma de interatividade mesmo na sala de aula sem computador, onde os alunos possam interagir com o professor, pois o ato da docência deve ser algo colaborativo, de forma que os discentes se encontram com o docente para criarem o conhecimento e não apenas o aluno ter que ouvi-lo. Vale destacar que em se tratando de interatividade no meio educacional, os diversos tipos de linguagens são muito usados pelo professor, onde este é articulador da aprendizagem. Nesse contexto é fundamental o uso dos diferentes tipos, pois é através dela que o indivíduo se interage com a sociedade e estabelece relações. Podemos destacar a linguagem de sinais, a mímica, a oral e a escrita, sendo está última, utilizada através de símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (170.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com