TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Ciências: Fácil ou Difícil” de Nélio Bizzo

Por:   •  10/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Nome da Disciplina:

Conteúdos e Processos do Ensino de Ciências

Natureza:

Obrigatória

Estudante:

Ana Paula Silva Castro

Polo:

Edéia – GO

Tutor:

Victória Samaria S. S. Ricciolli

Turma:

Pedagogia 2021/2

Atividade: Envio de tarefa - Resumo

Estudante para o melhor aproveitamento de seu tempo e otimização da sua aprendizagem recomendamos que você:

1 – Faça a leitura minuciosa dos três capítulos do livro Ciências: fácil ou difícil? Capítulos:

  • Ensinar ciências na escola;
  • Perspectivas para a atuação do professor;
  • Orientações gerais para a prática do professor. 2 – Anote os principais conceitos e proposições;
  1. – Depois da leitura, você deve realizar a AO02: Envio de tarefa – Resumo. Para essa atividade, você deve produzir um resumo, envolvendo os conteúdos dos três capítulos sugeridos;
  2. – O resumo deve apresentar as ideias principais dos capítulos;
  3. – O resumo deve conter no mínimo duas ou no máximo quatro páginas; 6 – Baixe o formulário do aluno e digite nele o resumo;

7 – Salve o arquivo em PDF e poste no AO02: Envio de tarefa – Resumo.

Bons estudos!

O livro “Ciências: fácil ou difícil” de Nélio Bizzo não traz instruções claras de como deve ser uma aula de ciências, durante a leitura o autor nos convida a avaliar a realidade do ensino de ciências nas escolas e a partir disso pautar novas estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito de ciências.

Nesse resumo serão abordados os capítulos: ensinar ciências na escola, perspectivas para a atuação do professor e orientações gerais para a prática do professor.

O capítulo ensinar ciências na escola nos mostra um erro bastante comum que verifica-se ao analisar as aulas, o ensino mecanizado através de repetição, onde os alunos apenas memorizam o conteúdo e não aprendem, as aulas muitas vezes são reduzidas a decorar uma lista sem sentido, que não possui um objetivo claro. A confirmação acontece quando um aluno decora a seguinte frase: “ O ar é uma mistura de gases insipida, incolor e inodora”, mas ao ser questionado pela professora se o ar tem gosto, o aluno não sabe responder, ou seja, houve uma falha na compreensão do que ele aparentemente havia aprendido, ele não conseguiu assimilar o conceito decorado com seu significado real. Segundo Bizzo (2007) a indagação de uma criança, proveniente de uma mente fértil é tão instigante quanto a de um cientista, sendo relevante o incentivo aos alunos a refletirem os assuntos abordados, considerando as conquistas durante seu processo de aprendizagem.

O capítulo perspectivas para a atuação do professor retrata como as pesquisas envolvendo as áreas de ciências, psicologia e didática estruturam as expectativas orientadoras para o trabalho docente. Entender sobre a prática cotidiana como objeto de pesquisa, conhecer os estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências, encaminhar atividades sem se apresentar como uma fonte inesgotável de conhecimentos, proporcionar oportunidades de troca de ideias entre os alunos, procurar explicações e suas comprovações, procurar princípios e aplicações nos contextos diversos, progredir conceitualmente, utilizar a terminologia científica de forma correta e pesquisar e implementar formas inovadoras de avaliação, são opções ricas para agregar valor ao conhecimento repassado para os alunos além de avaliar a eficácia do trabalho docente, visto que isso exige um domínio em outras disciplinas, o docente precisa estar constantemente se aprimorando, a formação deve ser direcionada pela proporia instituição contribuindo para o crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com