TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Antropologia

Por:   •  6/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO – MARANHÃO

 DISCENTE: MARCOS ANTÔNIO LAGO DA SILVA

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo elucidar sobre a antropologia teológica dentro do uso da palavra Antropologia Bíblica.

O texto é trabalhado em tópicos e subtópicos os quais abordam sobre suas principais relevâncias, dando ênfase e explanando de maneira simples e objetiva o conceito e a derivação antropológica bíblica dentro da doutrina do homem.

Desta forma, no primeiro tópico e lúcida se sobre o uso da palavra homem como referência a raça humana. A antropologia estuda o que a Bíblia diz a respeito da humanidade “anthropos” em grego significa homem ou pessoa, a antropologia estuda o homem ou a humanidade dependendo do seu enfoque a interesse de cada área do conhecimento humano que estuda a antropologia (sociologia, psicologia, teologia, e etc), o fará sobre um prisma um pouco diferente. Na teologia a antropologia é o estudo do que a Bíblia diz a respeito do ser humano: quem ele é, como ele é constituído e sua capacidade de se relacionar com Deus, com outros seres humanos e com a natureza.

A perspectiva cristã da humanidade é que somos criaturas de Deus, sermos criado à imagem de Deus significa que, como ele, somos seres Racionais e Morais com emoções e uma vontade própria. O ser humano foi criado para ter relacionamentos com Deus, com outras pessoas, com a criação e consigo mesmo.

Desta forma o texto infere-se que tanto os aspectos físicos da nossa semelhança a Deus, os aspectos Morais, os aspectos espirituais, faz nos identificar que somos corpos físicos, mas também espírito e podemos também agir de modo significativo no plano da existência e material, espiritual. Isso significa que temos uma vida espiritual sem possibilita que nos relacionamentos pessoalmente com Deus, que Oremos a ele e o louvaremos, ou seja, fé, adoração, e maturidade, atração pelo culto e discernimento. Tudo isto nos mostra que temos a capacidade de raciocinar e pensar logicamente e de conhecer o que nos distingue do mundo animal.  Os animais às vezes exibem conduta admiráveis na solução de complicações e problemas no mundo físico, mas certamente não se ocupam do raciocínio abstrato, não há algo como a história da filosofia canina por exemplo, nenhum animal desde a criação evoluiu na compreensão de problemas éticos ou no uso de conceitos filosóficos

Portanto no que se de cerne a antropologia teológica, hoje ela sempre em busca de comprovar a humanidade continua a sua busca no sentido da vida e da história, do sentido do Cosmo e de tudo que nele existe, é especialmente no próprio ser humano na complexidade da história do código

Portanto, assim crer a igreja, é pelo Cristo que o ser humano  é justificado ( recupera a justiça perdida pelo pecado), e é a partir dele, nele, com ele e por ele, que o ser humano vive, da Graça do pai, do filho e do Espírito Santo, dos pontos filiação (ao pai), Fraternidade, amizade. É a partir do olhar antropológico-teológico que detectamos o que a e a revelação de sobre o ser humano no contexto da obra da criação

Dentro do que concerne a antropologia teológica como origem e evolução da antropologia a um pressuposto para esta vertente da antropologia Deus não é uma fantasia ou uma gregado mental na vida humana. Ele integra a própria estrutura humana ele confere a vocação transcendente, que impulsiona o ser humano a Ir Além disse, a aspirar ao infinito, a reconhecer suas limitações (fraqueza, enfermidade, erros, morte, pecado), que desafiam a respeito do sentido da vida, do sofrimento, da Morte e da e da pós-morte Deus lhe dar ao ser humano a capacidade de reconhecer o valor de tudo o que existe e de transcender a realidade do aqui agora por um valor maior e mais planificador, é exatamente esta busca do transcendente que ele humaniza de modo maravilhoso assim mesmo como ser humano Isto é, quando mais ele se insere em Deus e no projeto dele, mais encontra a felicidade e é extra extraordinária capacidade que o faz também, humanizar tudo no Cosmo, humanizá-lo e canalizar toda as suas riquezas em vista da Felicidade, um desejo insaciável que faz parte do seu ser como gente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com