TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo Educação Infantil

Por:   •  3/4/2023  •  Artigo  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

No artigo de Juliana Campregher Pasqualini intitulado “O papel do professor e do ensino na Educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin”, a autora aponta as concepções de ensino e destaca o papel do professor frente a modalidade de ensino da educação Infantil.

A   literatura contemporânea voltada à educação de crianças de 0 a 06 anos apresenta a partir   da   década   de   1990   um   profundo   debate   acerca   da   especificidade   do trabalho pedagógico junto a essa faixa etária.

Nota-se a tentativa de se delinear uma identidade própria para o segmento da Educação Infantil, que   foi   historicamente   atrelado   a   finalidade   extrínseca, ora compreendido como equipamento de caráter assistencial-custodial (especialmente no   caso   das   creches), ora   como   estratégia   de   prevenção   do   fracasso   escolar, preparação para o Ensino Fundamental ou mesmo sua antecipação.

Hoje a educação infantil gira em torno de dois eixos: o binômio cuidar e educar   e   a   perspectiva   ante   escolar, elementos   fundantes   da chamada pedagogia da infância, as relações educativo-pedagógicas abarcariam, por sua vez, além da dimensão cognitiva, as dimensões “expressivas, lúdicas, criativas, afetivas, nutricional, médica, sexual” (bidem, p.65).

Vygotsky (1995) afirmou que é a sociedade e não a natureza que deve figurar em primeiro plano como fator determinante da conduta e do desenvolvimento humano. Isso porque o desenvolvimento cultural incorpora, transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança.

Assim, o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontra-se intimamente ligado às condições objetivas da organização social ,o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios do desenvolvimento psicológico que se sucedam em uma ordem fixa e universal, válida para toda e qualquer criança em todo e qualquer tempo, segundo Leontiev(2001ª,P.65-6),nem o conteúdo dos estágios nem sua sequência no tempo são universais e imutáveis ,pois   dependem   das   condições   histórica   concretas   nas   quais   se   processa   o desenvolvimento da criança.

De acordo com Leontiev (2001) e Elkonin (1987), é fundamental considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico, na mesma direção, Vigotski (1996) afirma que a situação social de desenvolvimento, ou seja, a relação  que se estabelece entre criança e o meio que se  rodeia (que é peculiar,  específica, única e  irrepetível), é   o   ponto   de   partida   para   todas   as   mudanças dinâmicas que se processarão no desenvolvimento durante uma determinada idade ou período “plenamente e por inteiro” as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir nova propriedade de personalidade.

Diante do exposto é possível perceber que Vigotski, Leontiev, Elkonin evidenciaram estritas relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela se insere, compreendendo as condições objetivas disponibilizadas a criança como um fator determinante de seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com