TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do capitulo 4-A educação da criança de 06 anos

Trabalho acadêmico: Resumo do capitulo 4-A educação da criança de 06 anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo do capitulo 4-A educação da criança de 06 anos.

A proposta didática direcionada ao primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos exige alterações no processo educativo interior nas instituições de ensino tanto nos aspectos pragmáticos e metodológicos.

Quando a criança se ingressa no primeiro ano do ensino fundamental devemos ter a visão de que é essa criança, não deixar de vê La como criança e torando-a aluno. E difícil permanecer utilizando as mesmas propostas da Educação Infantil por conter uma rotina diferenciada como da proposta da primeira serie, com isso fazendo uma seleção como conteúdo, idade e desenvolvimento de cada um.

ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS

E necessário conceituar as pesquisas mais recentes da psicologia e da epistemologia na questão do conhecimento não apenas num âmbito novo, mas também como elemento central da educação. Assimilar de que maneira de se da o processo de conhecer qual o papel do sujeito cognoscitivo e do objeto.

A educação dessa faixa etária beneficia no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, os objetivos, atividades e conteúdos devem ser traçados em uma teoria, com a inspiração na teoria construtiva.

PRINCIPIOS PEDAGOGICOS

Os princípios pedagógicos que devem guiar o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos devem iniciar do pressuposto de que o conhecimento se pode obter por um processo de construção. Os métodos diretos de ensino não são usados eficazmente, pois as explicações elaboradas verbalmente ou as demonstrações são ineficientes quando se trata de ajudar a criança a descobrir ou reinventar o conhecimento, encorajando a criança a efetuar suas próprias perguntas e responde-las pela iniciativa.

A edificação da inteligência se da por meio do processo da equilibração e segue uma consequência invariável e idêntica para todas as crianças em todas as culturas. Elaborar situações que provocam problemas e instigam o pensamento da criança que geram conflitos cognitivos, sua resolução seria realizar sucessivas equilibrações que dirijam a construção de novas estruturas.

A construção do conhecimento provoca a ação sobre o objeto, sendo que essa ação nunca e puramente cognitiva. Entre o paralelismo e o desenvolvimento existem estreito das funções do intelecto e da afetividade e o desenvolvimento social. Sendo assim que o desenvolvimento da inteligência reflete também na afetividade e na vida social. Assim a construção das estruturas da inteligência e extração necessária para socialização para o desenvolvimento moral e afetivo.

Para se alcançar o sucesso de implantação desse ano de escolarização depende essencialmente da atitude do professor, que se devem criar situações que auxiliam no desenvolvimento da criança, se interagindo de maneira que possa fazer testar suas próprias hipóteses, fazendo questões que façam duvidar de suas próprias conclusões.

O TRABALAHO PEDAGOGICO

Para se planejar as atividades que serão desenvolvidas deve ter quais os objetivos que pretende atingir fazendo que a seleção deve ser determinada por esses objetivos.

Ao inter-relacionar se com a criança, o professor deve tomar algumas precauções como: induzir as respostas ou mesmo dar respostas prontas, as respostas não devem ser corrigidas, não poderá fornecer novos elementos para que a criança consiga ou não reformular o pensamento. Quando a criança adquiri respostas certas é necessário contra argumentar verificando ate que ponto ela esta convicta.

Há diferentes tipos de atividades proposto para criança de seis anos, dependendo dos objetivos estão sendo focalizados sendo que em um dia de aula poderá ter períodos de atividades coletivas, diversificadas, independentes e individuais.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

A atividade diversificada é o momento inicial da aula da Educação Infantil onde as crianças têm a oportunidade de realizar diferentes atividades, de acordo com os seus interesses, tais como: desenho livre, visita ao canto da leitura, da dramatização e dos jogos. Além disso, é um momento de rica interação entre as próprias crianças.

Essa proposta didática valoriza as atividades em grupo pois elas propiciam a interação social e a cooperação que provocam conflitos cognitivos. Ao decorrer as atividades o professor deve observar e explorar o que elas estão fazendo, propondo perguntas desafiadoras que as fazem refletir, propondo a criança a criança a trabalhar com o próprio ritmo aprender a dosar o tempo, realizar escolhas, tomar decisões e adquirir autonomia.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS

A atividade individual pode ser escolhida pelo professor ou pelo aluno, permitindo que o professor interaja diretamente com a criança para acompanhar o seu raciocínio e constatar a compreensão que ela tem acerca o que esta sendo trabalhado sendo assim para conhecê-la.

ATIVIDADE COLETIVAS

As brincadeiras e atividades em grupos são imprescindíveis para que elas possam estabelecer um relacionamento amigável com outras crianças e aprendam a lidar com diversos desafios ao decorrer de suas vidas. Entre alguns, o incentivo a autonomia (que inclui ações de cooperação, escolhas e decisões) é um dos pontos chaves para formar uma pessoa feliz e confiante de si mesma, já nos primeiros meses de vida.

Arrumar a sala, comer a merenda ou o lanche, o planejamento ou avaliação do dia, dentre outras são exemplos de atividades realizadas pela sala toda. A atividade coletiva é possibilitar a criança à experiência de vida democrática e criar oportunidades para criança expor ideias e argumentos.

Atividades independentes

As atividades independentes também são escolhidas livremente ou com base em um leque de opções sendo realizadas individualmente ou em pequenos grupos esse tipo de atividade favorece a independência da iniciativa e a autonomia pois possibilita criança trabalhar sem a intervenção de um adulto

ROTINA DIARIA

A rotina diária se define na organização para que o trabalho se torne eficiente e produtivo para que possa permitir alcançar os objetivos educacionais, para que as atividades ocorram de forma dinâmica e organizada é preciso que o professor e as crianças conversem sobre as regras a serem estabelecidas.

Planejamento do dia

Aborda-se de um movimento em que as crianças e o professor solucionam o que vai ser feito naquele dia e qual a sequencia que as atividades seguirão. O planejamento diário e composto com o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com