TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro: E O DENTE AINDA DOÍA

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  10.235 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nesse presente trabalho iremos falar sobre a historia do livro “E o dente ainda doía”. O texto, escrito por Ana Terra, conta a história de um jacaré que sentia uma tremenda dor de dente e, no decorrer da narrativa, diversos animais indicam a melhor maneira de acabar com a dor. Com a justificativa de trabalhar a questão da higiene bucal e como realiza-la. Embora a linguagem não seja tão adaptada para crianças que estejam na fase da alfabetização, contamos a história de uma forma que eles pudessem compreender e interagir com a leitura.

O objetivo deste trabalho foi Identificar a necessidade do cuidado com os dentes e perceber os efeitos da cárie para nossa saúde. A partir desta leitura é possível trabalhar também a questão da cooperação entre as crianças e o quanto cada um pode ajudar o outro com o que traz em sua bagagem de vida.

Desenvolvimento:

Resumo do livro:

"E O DENTE AINDA DOÍA"

Escrito e Ilustrado por Ana Terra

Ed Difusão Cultural do Livro - DCL

Esse livro foi distribuído pelo Itaú - Fundação Itaú Social.

Um livro ilustrado, com texturas.

Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas), e com textos fáceis de ler. Esse também brinca com números, e a historinha vai se desenrolando, do número um ao dez.

Um livro divertido que conta o "sofrimento" de um Jacaré que estava com dor de dente.

Então dois Coelhos tentam ajudar, e um deles diz que sabia como resolver a dor no dente: "pegue essa cenoura e comece a roer.

Mas nada resolvia, o Jacaré roía a cenoura e o dente ainda doía!"

Três Corujas entram na conversa, e aconselham que o Jacaré cutucasse o dente com um graveto bem forte. Quatro Tatus disseram que era preciso que o Jacaré mordesse um pedregulho, para curar a dor no dente.

Mas nada resolvia, e o dente do Jacaré ainda doía!

Cinco patos se juntaram para ver o que estava acontecendo, e disseram que com um carinho o dente ia parar de doer! Também seis Ratinhos quiseram dar uma solução: mandaram que o Jacaré cobrisse o dente com sabão! Então sete Toupeiras saíram de um buraco, e mandaram que o Jacaré mastigasse uma raiz-forte.

O Jacaré tudo fazia, mas nada adiantava.. o dente ainda doía!

Oito sapos que estavam em uma lagoa disseram que o melhor era lamber uma mosca. Depois nove esquilos de uma mesma família soltaram as vozes e mandaram que o Jacaré colocasse na boca um punhado de nozes e finalmente dez passarinhos vieram resolver o problema: Coloque no seu focinho essa pena!

O dente do Jacaré ainda doía, mas de repente, sem dar tempo de mais alguém chegar, o Jacaré bufou, começou a ofegar e deu um grande espirro.

" - Funcionou! A pena me deixou bonzinho! Já posso até matar a fome fazendo um lanchinho"

Então a bicharada toda deu no pé... ninguém queria ficar para ser almoço de Jacaré!

A Autora:

Ana Terra antes de contar histórias por meio de livros, ela soltava com a voz a sua imaginação E foi no teatro que desenvolveu seu lado criativo, colocou no papel toda sua expressão e se tornou a Ana Terra, ilustradora e autora Ana Terra é gaúcha e já conta com mais de 40 titulos publicados, e em 2004 foi publicado seu primeiro livro.

As obras de Ana Terra é rica por valorizar a harmonia entre texto e imagem, além disso essa obra auxilia na formação da criança. Ana Terra explora com um olhar novo,sobre um tema fundamental que é o aprendizado dos números e suas respectivas quantidades. Com um traço carismático o diálogo com a criança foge a infantilização que muitas vezes aparece em outros livros.

O livro “E o Dente Ainda Doía” surgiu após uma conversa com sua mãe por telefone, que a relatou que estava fazendo um curso sobre como trabalhar a matemática com a literatura infantil, e o assunto a fascinou! E numa mistura de ideias e vontades nasceu o jacaré!

O livro “ E o Dente Ainda Doía” saiu na lista dos 30 melhores livros infantis do ano de 2013 da revista Crescer pela Editora DCL, acontecimento que a própria autora comenta em seu blog. Nesse espaço a autora ainda nos prestigia falando um pouco de sua trajetória profissional destacando publicou seu primeiro livro em 2004 e já conta com mais de 40 títulos publicados. Suas ilustrações já receberam o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre suas obras estão: O P do Pata (2007) Editora Planeta, Sai pra lá! (2008), Rua Jardim, 75 (2008) e Rosita Maria Antonia Martins da Silva (2009) Editora Larousse e Por um fio (2011) Editora Scipione.

O livro traz imagens bem coloridas que também se destacam pelas suas formas que lembram dobraduras, a história é de um jacaré que sofre com dor de dente e na tentativa de livrar-se das dores ele conta com vários amigos como coelhos, ratinhos, tatus, esquilos e outros, o livro nos prende na leitura de maneira diverta e gostosa em um texto bem escrito publicado já em conformidade com as novas regras ortográficas.

Disciplinas trabalhadas a partir dessa leitura:

Essa leitura permite trabalhar a matemática com a sequencia de números bem articulada e a variedades de animais. Ao mesmo tempo que a criança se diverte com o texto,de uma forma divertida a autora se preocupa na ilustração do jacaré representando o numero um, os coelhos com o número dois e assim por diante. ela aprende os números Permite trabalhar a saúde bucal das crianças, mostrando a importancia de se escovar os dentes todos os dias e visitar o dentista periodicamente, para que se evite as cáries.Podemos trabalhar também a memorização de frases.

com o livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com